SEJA BEM VINDO ! VOCÊ É O VISITANTE Nº:

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aluno que jogou casca de banana em professora é condenado a pagar R$ 10 mil

A Vara do Juizado Especial Cível de Bragança Paulista condenou um aluno a indenizar a professora em R$ 10 mil por ter jogado uma casca de banana sobre a docente em uma escola da rede pública. 
Segundo o processo, o estudante de 20 anos teria jogado uma casca de banana sobre a professora durante uma aula do 3° ano do ensino médio, em outubro de 2012. A docente afirma ter sofrido abalos psicológicos e ter dificuldade em continuar lecionando na instituição após o evento.
Em sua defesa, o aluno alegou não ter tido a intenção de acertar a professora, mas que brincava com um colega de jogar a casca no cesto de lixo. 
O juiz Paulo Haye Biazevic, em sua decisão, afirmou que a conduta do aluno expôs a docente ao ridículo e atingiu a autoridade da professora. E sentenciou o réu ao pagamento de indenização por danos morais. 
"A conduta do réu, embora simbólica, não é isolada. Em um momento histórico onde as ruas do país são tomadas por pessoas exigindo melhorias na educação, jovens esquecem que, além de direitos, eles também têm deveres. Não basta bradar por investimentos em educação se, na sala de aula, quem se dedica à tarefa de ensinar não é respeitado. Qualquer esforço do Poder Público para melhorar a educação do país cairá por terra se os alunos não estiverem dispostos a aprender", escreveu o juiz.
"Grande parte da desmotivação dos professores, e isso, é óbvio, também deve ser atribuída à postura dos nossos jovens. Lamentavelmente prolifera no país uma cultura de que ser estudioso e esforçado não é digno de admiração, o que se admira é ser malandro e insolente."
O réu pode recorrer da sentença
Matéria publicada no Portal Uol Educação, 20 de agosto de 2013

Nenhum comentário: