DIA
D DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ORIENTAÇÕES
PARA AS DIRETORIAS DE ENSINO E ESCOLAS
Conforme previsto em
calendário escolar, no dia 10/04 as escolas e Diretorias de Ensino deverão se
mobilizar para a realização da autoavaliação institucional. Trata-se de
importante momento de reflexão e levantamento das dificuldades e potencialidades
encontradas pelos agentes escolares com vistas a superação dos problemas e
melhoria dos resultados.
A programação contará com uma Videoconferência
da Secretaria de Estado da Educação, nesta data para sensibilização e
orientações, a qual deverá ser assistida na escola, por streaming, por
representantes de todos os segmentos da escola – gestores, professores,
funcionários, alunos e pais.
A fim de que a participação
da comunidade escolar seja profícua, os gestores precisam preparar este momento
e a Diretoria de Ensino tem papel importante nesta orientação, neste sentido,
solicitamos a retransmissão deste comunicado.
A presença da comunidade é
imprescindível para o sucesso da autoavaliação.
O Dia D da Autoavaliação
Institucional foi uma conquista da rede a partir da experiência exitosa de
2012. Muitos gestores relataram com satisfação o comprometimento de suas
equipes na autoavaliação e elaboração dos planos de ação. Considerando que cada
Diretoria de Ensino e escola encontram-se em momentos diferentes de organização
para esse dia, as escolas que já iniciaram há determinado tempo as ações de
autoavaliação, deverão utilizar o dia D para a continuidade do trabalho; as
demais escolas que ainda não iniciaram, deverão fazê-lo. Independente do
momento em que se encontram, Diretorias e Escolas, o Dia D é um marco para que
todos os segmentos da escola envolvam-se na reflexão sobre a escola que temos,
a escola que queremos e como faremos para alcançá-la. O processo de
autoavaliação para todas as escolas não se esgota no Dia D.
Para a realização da
autoavaliação os instrumentos disponíveis, entre outros, são o Plano de Ação
Participativo (PAP), recomendado, e o instrumento do Prêmio Gestão Escolar 2013.
As escolas prioritárias deverão utilizar o Plano de Ação Participativo, as
demais, poderão optar entre este e o instrumento do Prêmio Gestão Escolar 2013,
finalizando-o.
Considerando a importância da autoavaliação da escola como
reveladora do momento atual da instituição, indicamos que a síntese das
discussões seja consubstanciada em documento, a ser inserido no sistema GDAE,
no caso do PAP, e finalizado no site www.premiogestaoescolar.com.br
para as escolas que optaram pelo uso do instrumento do Prêmio e que, com esta
opção, estarão concorrendo ao Prêmio. Caso a escola não deseje participar do
Prêmio deverá preencher o instrumento PAP.
Estes documentos estarão
disponíveis nas plataformas on-line para que as Diretorias de Ensino, por meio
dos Supervisores e Núcleo Pedagógico, realizem o acompanhamento das ações
descritas e orientem as escolas. O Grupo de Referência e os Professores Coordenadores
do Núcleo Pedagógico deverão ainda utilizar as informações da autoavaliação
para a elaboração de formações em serviço.
Em relação ao instrumento do
Prêmio informamos que houve alterações, tornando-o mais simples e direto. No
Manual do Prêmio também podem ser encontradas sugestões de organização para a
autoavaliação. As escolas que optaram pelo instrumento do Prêmio, poderão
concluir seu documento de autoavaliação até 31/05/2013. Para as escolas
prioritárias, observar as orientações específicas.
Ao final do preenchimento
dos instrumentos pelos segmentos, a equipe gestora deve se reunir e procurar
responder à questão:
Como organizar a rotina dos gestores para a melhoria
dos processos de gestão na U.E.?
O compromisso e envolvimento
dos gestores são determinantes no cumprimento da função social da escola, tão
necessária e relevante.
Atenciosamente,
Silvia Andrade da Cunha
Galletta - Coordenadora EFAP
Maria Elizabete da Costa –
Coordenadora CGEB
MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.educacao.sp.gov.br/docs/PAP_OT_Fundamentacao_Teorica.pdf
http://www.educacao.sp.gov.br/docs/PAP_Sistema_Computacional_Tutorial_Preenchimento.pdf
http://www.derbp.com.br/anexos/PAP/Plano_Acao_Participativo_Vol1.pdf
http://www.derbp.com.br/anexos/PAP/Plano_Acao_Participativo_Vol2_VFinal.pdf
http://www.slideshare.net/sitedcoeste/apresentao-ot-pap
MAIORES INFORMAÇÕES:
http://www.educacao.sp.gov.br/docs/PAP_OT_Fundamentacao_Teorica.pdf
http://www.educacao.sp.gov.br/docs/PAP_Sistema_Computacional_Tutorial_Preenchimento.pdf
http://www.derbp.com.br/anexos/PAP/Plano_Acao_Participativo_Vol1.pdf
http://www.derbp.com.br/anexos/PAP/Plano_Acao_Participativo_Vol2_VFinal.pdf
http://www.slideshare.net/sitedcoeste/apresentao-ot-pap
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