terça-feira, 2 de abril de 2013

INFORMAÇÃO: DIA 10 DE ABRIL - DIA D DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

DIA D DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

ORIENTAÇÕES PARA AS DIRETORIAS DE ENSINO E ESCOLAS

Conforme previsto em calendário escolar, no dia 10/04 as escolas e Diretorias de Ensino deverão se mobilizar para a realização da autoavaliação institucional. Trata-se de importante momento de reflexão e levantamento das dificuldades e potencialidades encontradas pelos agentes escolares com vistas a superação dos problemas e melhoria dos resultados. 

A programação contará com uma Videoconferência da Secretaria de Estado da Educação, nesta data para sensibilização e orientações, a qual deverá ser assistida na escola, por streaming, por representantes de todos os segmentos da escolagestores, professores, funcionários, alunos e pais.

A fim de que a participação da comunidade escolar seja profícua, os gestores precisam preparar este momento e a Diretoria de Ensino tem papel importante nesta orientação, neste sentido, solicitamos a retransmissão deste comunicado.
A presença da comunidade é imprescindível para o sucesso da autoavaliação.

O Dia D da Autoavaliação Institucional foi uma conquista da rede a partir da experiência exitosa de 2012. Muitos gestores relataram com satisfação o comprometimento de suas equipes na autoavaliação e elaboração dos planos de ação. Considerando que cada Diretoria de Ensino e escola encontram-se em momentos diferentes de organização para esse dia, as escolas que já iniciaram há determinado tempo as ações de autoavaliação, deverão utilizar o dia D para a continuidade do trabalho; as demais escolas que ainda não iniciaram, deverão fazê-lo. Independente do momento em que se encontram, Diretorias e Escolas, o Dia D é um marco para que todos os segmentos da escola envolvam-se na reflexão sobre a escola que temos, a escola que queremos e como faremos para alcançá-la. O processo de autoavaliação para todas as escolas não se esgota no Dia D.

Para a realização da autoavaliação os instrumentos disponíveis, entre outros, são o Plano de Ação Participativo (PAP), recomendado, e o instrumento do Prêmio Gestão Escolar 2013. As escolas prioritárias deverão utilizar o Plano de Ação Participativo, as demais, poderão optar entre este e o instrumento do Prêmio Gestão Escolar 2013, finalizando-o

Considerando a importância da autoavaliação da escola como reveladora do momento atual da instituição, indicamos que a síntese das discussões seja consubstanciada em documento, a ser inserido no sistema GDAE, no caso do PAP, e finalizado no site www.premiogestaoescolar.com.br para as escolas que optaram pelo uso do instrumento do Prêmio e que, com esta opção, estarão concorrendo ao Prêmio. Caso a escola não deseje participar do Prêmio deverá preencher o instrumento PAP.

Estes documentos estarão disponíveis nas plataformas on-line para que as Diretorias de Ensino, por meio dos Supervisores e Núcleo Pedagógico, realizem o acompanhamento das ações descritas e orientem as escolas. O Grupo de Referência e os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico deverão ainda utilizar as informações da autoavaliação para a elaboração de formações em serviço.

Em relação ao instrumento do Prêmio informamos que houve alterações, tornando-o mais simples e direto. No Manual do Prêmio também podem ser encontradas sugestões de organização para a autoavaliação. As escolas que optaram pelo instrumento do Prêmio, poderão concluir seu documento de autoavaliação até 31/05/2013. Para as escolas prioritárias, observar as orientações específicas.

Ao final do preenchimento dos instrumentos pelos segmentos, a equipe gestora deve se reunir e procurar responder à questão: 
Como organizar a rotina dos gestores para a melhoria dos processos de gestão na U.E.?

O compromisso e envolvimento dos gestores são determinantes no cumprimento da função social da escola, tão necessária e relevante.

Atenciosamente,
Silvia Andrade da Cunha Galletta - Coordenadora EFAP

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