A Coordenadoria de Gestão da
Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e
Avaliação Educacional, considerando a importância de: - Apoiar as ações de
acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas
unidades escolares; - Diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os
aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata,
atendendo ao disposto nas Resoluções SE 68/2013, 71/2014, 73/2014 e 27/2015; -
Subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do
ano letivo, especialmente, nesta edição, para o terceiro bimestre; e de -
Subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas
conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de
recuperação da aprendizagem. Comunicam que:
1 - As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP de 2016 ocorrerão com a
aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede
estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do
Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de
caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também
se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos
de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das
aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de
planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.
3- A AAP será referenciada pelos
conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual - MAP,
elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no
início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEE.
4- Na presente edição serão
avaliadas habilidades e conteúdos específicos propostos para o segundo bimestre
na MAP, mencionada no item 3, para as disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática de cada um dos anos e séries dos Ensinos Fundamental e Médio,
compondo aproximadamente 80% das provas. 4.1 - O percentual restante - cerca de
20% - contemplará habilidades da Matriz de Avaliação do SARESP, selecionadas
conforme desempenho na plataforma Foco Aprendizagem.
5- As provas da 12ª edição serão
assim constituídas: 5.1- No Ensino Fundamental - Anos Iniciais a) 1º ano -
Língua Portuguesa: 6 questões abertas; Matemática: 7 questões abertas; b) 2º
ano - Língua Portuguesa: 6 questões abertas e 1 de múltipla escolha;
Matemática: 6 questões abertas e 2 de múltipla escolha; c) 3º ano - Língua
Portuguesa: 5 questões abertas; Matemática: 5 questões abertas e 3 de múltipla
escolha; d) 4º ano -Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1
produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha; e) 5º ano -
Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto;
Matemática: 16 questões de múltipla escolha. 5.2 - No Ensino Fundamental - Anos
Finais - e no Ensino Médio Língua Portuguesa: 12 questões de múltipla escolha;
Matemática: 15 questões de múltipla escolha.
6- A unidade escolar organizará a
aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos anos finais do
Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas duplas e sem a
obrigatoriedade de que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.
7- A aplicação deve ser
programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 20
de junho e 01 de julho de 2016.
8 - O material de aplicação da
AAP (provas) será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, organizado em
caixas com o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo”, devidamente
identificadas com o nome da escola, disciplina, total de provas e total de
caixas, dentro das quais as avaliações estarão organizadas por ano e série, em
pacotes com 25 provas cada um. O conjunto de documentos referentes a este item
é composto por: 8.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 1° ano do
Ensino Fundamental; 8.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 2° ano do
Ensino Fundamental; 8.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 3° ano do
Ensino Fundamental; 8.4- Provas de Língua Portuguesa com Produção de Texto para
turmas do 4° ano do Ensino Fundamental; 8.5- Provas de Língua Portuguesa com
Produção de Texto para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental; 8.6- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental; 8.7- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental; 8.8- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental; 8.9- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental; 8.10- Provas de
Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio; 8.11- Provas de
Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio; 8.12- Provas de
Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio; 8.13- Provas de
Matemática para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental; 8.14- Provas de
Matemática para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental; 8.15- Provas de
Matemática para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental; 8.16- Provas de Matemática
para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental; 8.17- Provas de Matemática para
turmas do 5° ano do Ensino Fundamental; 8.18- Provas de Matemática para turmas
do 6° ano do Ensino Fundamental; 8.19- Provas de Matemática para turmas do 7°
ano do Ensino Fundamental; 8.20- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do
Ensino Fundamental; 8.21- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino
Fundamental; 8.22- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino
Médio; 8.23- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
8.24- Provas de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
9 - As provas mencionadas no item
8 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo
Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo, para cada unidade, a
data base de fevereiro de 2016, cuja quantidade foi ajustada a pacotes
múltiplos de 25, de forma a garantir o atendimento integral das respectivas
demandas.
10 - Além das caixas de provas
destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares de
todas as provas mencionadas no item 8, dos anos/séries atendidos na respectiva
jurisdição, na quantidade equivalente a um pacote de 25 por ano, série e
disciplina, para eventuais atendimentos específicos regionais.
11 - As provas em braile e em
caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado -
CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.
12 - O período programado para a entrega das provas desta edição,
previamente agendado pelo fornecedor com cada Diretoria, foi de 24 de maio a 08 de junho de
2016. 12.1 - Na ocorrência de problemas com a entrega, enviar e-mail
para aap.cima@educacao.sp.gov.br.
13 - Foi produzido, para cada
disciplina, ano e série, o correspondente material pedagógico, sob o título
“Avaliação da Aprendizagem em Processo - Caderno do Professor”, contendo: a)
Apresentação; b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da
prova; c) Prova do Aluno; d) Gabarito; e) Instruções para aplicação e
orientações para correção (Anos Iniciais do EF); f) Grade de correção e
recomendações pedagógicas.
14 - O materiais “Prova do Aluno”
do 2º Bimestre, constantes do item 8 e os correspondentes “AAP - Caderno do
Professor”, mencionados no item 13, estão publicados na intranet, espaço do
servidor, nas bibliotecas CGEB e CIMA com o título: AAP 12ª Edição - 2º
bimestre de 2016.
15 - Os resultados das provas
deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que se encontrará
aberto para esta finalidade a partir de 20 de junho até 05 de agosto de 2016.
16 - Os resultados inseridos no
SARA, conforme o item 15, serão incorporados na plataforma Foco Aprendizagem,
permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos para facilitar e ampliar o
apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades avaliadas, por parte dos
docentes, escolas e Diretorias de Ensino.
17 - As diferentes atividades a
serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas,
executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores
Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e
Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
D.O.E. – Executivo I – 02-06-2016
– Página 34
Nenhum comentário:
Postar um comentário