Avaliação da Aprendizagem em
Processo – Décima Primeira Edição – Primeiro Bimestre - Abril de 2016 A
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de
Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância
de: - apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas
pedagógicas e do currículo nas unidades escolares; - diagnosticar, por meio de
instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam
de atenção imediata, atendendo ao disposto nas Resoluções SE 68/2013, 71/2014,
73/2014 e 27/2015; - subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento
escolar no decorrer do ano letivo, especialmente, nesta edição, para o segundo
bimestre; e de - subsidiar as escolas e docentes, com orientações para
elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação
para os processos de recuperação da aprendizagem. Comunicam que:
1 – As ações da Avaliação da
Aprendizagem em Processo – AAP terão continuidade em 2016 e ocorrerão, nesta
edição, com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a
alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas
as séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de
caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também
se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em
termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão
das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de
planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.
3- A partir desta edição, a AAP
será referenciada pelos conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação
Processual - MAP, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries,
disponibilizada à rede no início de 2016 e também disponível na plataforma Foco
Aprendizagem da SEE.
4- Na presente edição serão
avaliadas habilidades e conteúdos específicos propostos para o primeiro
bimestre na MAP, mencionada no item 3, para as disciplinas de Língua Portuguesa
e Matemática de cada um dos anos e séries dos Ensinos Fundamental e Médio,
compondo aproximadamente 80% das provas.
4.1 – O percentual restante –
cerca de 20% - contemplará habilidades da Matriz de Avaliação do SARESP,
selecionadas conforme desempenho na plataforma Foco Aprendizagem.
5- As provas da 11ª edição serão
assim constituídas:
5.1- No Ensino Fundamental – Anos
Iniciais a) 1º ano - Língua Portuguesa: 6 questões abertas; Matemática: 6
questões abertas; b) 2º ano – Língua Portuguesa:6 questões abertas; Matemá-
tica: 6 questões abertas; c) 3º ano – Língua Portuguesa: 5 questões abertas;
Matemá- tica: 8 questões abertas; d) 4º ano -Língua Portuguesa: 16 questões de
múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla
escolha; e) 5º ano – Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1
produção de texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha.
5.2 – No Ensino Fundamental –
Anos Finais – e no Ensino Médio Língua Portuguesa: 12 questões de múltipla
escolha; Matemática: 15 questões de múltipla escolha.
6- A unidade escolar organizará a
aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos anos finais do
Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas duplas e sem a
obrigatoriedade de que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.
7- A aplicação deve ser
programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 25
de abril e 06-05-2016.
8 - O material de aplicação da
AAP (provas) será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, organizado em
caixas com o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo”, devidamente
identificadas com o nome da escola, disciplina, total de provas e total de
caixas, dentro das quais as avaliações estarão organizadas por ano e série, em
pacotes com 25 provas cada um. O conjunto de documentos referentes a este item
é composto por:
8.1- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental; 8.2- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental; 8.3- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental; 8.4- Provas de Língua Portuguesa
com Produção de Texto para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental; 8.5- Provas
de Língua Portuguesa com Produção de Texto para turmas do 5° ano do Ensino
Fundamental; 8.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino
Fundamental; 8.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
8.8- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
8.9- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
8.10- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
8.11- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
8.12- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
8.13- Provas de Matemática para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental; 8.14-
Provas de Matemática para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental; 8.15- Provas
de Matemática para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental; 8.16- Provas de
Matemática para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental; 8.17- Provas de
Matemática para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental; 8.18- Provas de
Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental; 8.19- Provas de
Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental; 8.20- Provas de
Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental; 8.21- Provas de
Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental; 8.22- Provas de
Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio; 8.23- Provas de Matemática
para turmas da 2ª série do Ensino Médio; 8.24- Provas de Matemática para turmas
da 3ª série do Ensino Médio;
9 - As provas mencionadas no item
8 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo
Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo, para cada unidade, a
data base de fevereiro de 2016, cuja quantidade foi ajustada a pacotes
múltiplos de 25, de forma a garantir o atendimento integral das respectivas
demandas.
10 - Além das caixas de provas
destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares de
todas as provas mencionadas no item 8, na quantidade equivalente a um pacote de
25 por ano, série e disciplina, para eventuais atendimentos específicos
regionais.
11 - As provas em braile e em
caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado –
CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.
12 – O período programado para a
entrega das provas desta edição, foi de 06 a 25-04-2016, conforme já informado
em comunicado da CIMA para as Diretorias de Ensino, enviado em meio eletrônico
na data de 05-04-2016.
12.1 - Na ocorrência de problemas
com a entrega, enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.
13 – Foi produzido, para cada
disciplina, ano e série, o corresponde material pedagógico, sob o título
“Avaliação da Aprendizagem em Processo – Caderno do Professor”, contendo: a)
Apresentação; b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da
prova; c) Prova do Aluno; d) Gabarito; e) Instruções para aplicação e
orientações para correção (Anos Iniciais do EF); f) Grade de correção e
recomendações pedagógicas.
14 – O materiais “Prova do Aluno”
do 1º Bimestre, constantes do ítem 8 e os correspondentes “Caderno do
Professor”, mencionados no item 13, estão publicados na intranet, espaço do
servidor, nas bibliotecas CGEB e CIMA com o título: AAP 11ª Edição –1º bimestre
de 2016.
15 – Os resultados das provas
deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que se encontrará
aberto para esta finalidade no período de 28 de abril a 13-05-2016.
16 - Será realizada
videoconferência da CGEB/CIMA, incluindo orientações sobre o uso do ambiente
Foco Aprendizagem que deverá incorporar os resultados desta avaliação,
destinada aos Diretores dos Núcleos Pedagógicos, Professores Coordenadores dos
Núcleos Pedagógicos dos Anos Iniciais, de Língua Portuguesa, de Matemática e
Supervisores, e, por streaming, Diretores e Professores Coordenadores das
unidades escolares. A data da mesma, a ocorrer dentro do período previsto para
a aplicação das provas, será oportunamente comunicada na forma usual, via Rede
do Saber.
17 - As diferentes atividades a
serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas,
executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores
Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e
Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
D.O.E. – Executivo I – 12-04-2016
– Página 68
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