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sexta-feira, 22 de agosto de 2014

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA PROFESSOR COORDENADOR DE APOIO À GESTÃO PEDAGÓGICA - DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE AVARÉ

A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de AVARÉ, nos termos das Resoluções SE nº 03, de 18-01-2013, alterada pela RESOLUÇÃO SE Nº 35, DE 3 DE JUNHO DE 2013 e Resolução SE nº 13, de 01-03-2013, torna público as instruções que regerão a seleção de docentes para exercer a função de Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental e Médio para atuarem nas escolas desta Diretoria de Ensino consideradas prioritárias.

PERFIL DO CANDIDATO

Constituem-se atributos necessários ao docente no exercício de Professor Coordenador de Apoio a Gestão Pedagógica  - PCGAP:
I - apresentar competência como gestor pedagógico, sendo capaz de planejar, acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho de gestores, professores e alunos;
II - ter dinamismo, espírito de liderança e saber se relacionar com os demais profissionais da escola, de forma cordial e organizada;
III - saber trabalhar em equipe como parceiro;
IV - conhecer as concepções que subsidiam práticas de gestão e curriculares, tais como de gestão democrática e participativa, bem como concepções pertinentes às áreas e disciplinas que compõem o currículo dos níveis e modalidades de ensino;
V – promover a integração horizontal e vertical do currículo no ensino fundamental e médio;
VI – estimular abordagens multidisciplinares, por meio de metodologia de projeto e ou de temáticas transversais significativas para os alunos;
VII - ter atitudes proativas no sentido de melhorar sua própria formação profissional, bem como a dos demais gestores e professores;
VIII – analisar índices e indicadores externos de avaliação de sistema e desempenho da escola, para tomada de decisões em relação à proposta pedagógica e projetos desenvolvidos no âmbito da escola;
IX – analisar indicadores internos de frequência e avaliação da aprendizagem dos alunos, tanto da avaliação da aprendizagem em processo quanto das avaliações realizadas pelos respectivos docentes, de forma a promover ajustes contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem.

DOS REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO DO POSTO DE TRABALHO

Para o exercício da função de Professor Coordenador de apoio à gestão pedagógica da escola,  o docente deverá:
I – ser portador de diploma de licenciatura plena em Pedagogia ou de curso Normal Superior, ou, ainda, de certificado de conclusão de curso de pós-graduação em Educação, devidamente autorizado pelo órgão competente, e participar do processo seletivo/classificatório a ser organizado, executado e avaliado por comissão a ser designada pelo Dirigente Regional de Ensino;
II - contar, no mínimo, com 3 (três) anos de experiência no magistério da Secretaria de Estado da Educação;
III - ser docente efetivo de unidade escolar pertencente à Diretoria de Ensino em que ocorrerá a designação, inclusive podendo se encontrar na condição de adido ou de readaptado, sendo que a designação, no caso de readaptado, somente poderá ocorrer após pronunciamento favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de Gestão Pública – CAAS; ou
IV - ser docente ocupante de função-atividade abrangido pelo § 2º, do artigo 2º, da Lei Complementar 1.010/2007, com sede de controle de frequência em unidade escolar da Diretoria de Ensino em que se dará a designação, mesmo que se encontre sem aulas atribuídas, cumprindo apenas horas de permanência, desde que tenha sido aprovado no Processo Seletivo Simplificado que integra o processo anual de atribuição de classes e aulas.


II – DAS INSCRIÇÕES E ENTREGA DE PROJETO DE TRABALHO

01-Inscrições e  entrega de Projeto de Trabalho:
Período: de 25/08 a 29/08/2013
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Diretoria de Ensino Região de Avaré – Sala da Supervisão

02- Documentos a serem entregues no ato da inscrição:
A- Projeto de Trabalho;
B- Cópia do Diploma ou certificado de conclusão de curso de licenciatura plena em Pedagogia;
C- Comprovante de tempo de experiência como docente na rede estadual de ensino, emitido pela Unidade Escolar na qual está vinculado (sede);
D - Se readaptado, deverá apresentar autorização do CAAS para o exercício da função.

III – DO PROJETO DE TRABALHO E DA ENTREVISTA
O Projeto de Trabalho deverá conter:
A - Identificação completa do proponente, incluindo descrição de sua trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais e telefone de contato;
B - Justificativas e resultados esperados, tendo como base a desigualdade de desempenho educacional existente nas unidades consideradas prioritárias;
C – Objetivos;
D - Descrição sintética das ações que pretende desenvolver; salientando mecanismos de apoio à gestão pedagógica da escola, necessidade de se desenvolver ensino que propicie significativa aprendizagem aos alunos, metodologia de trabalho adequada às ações didático-pedagógicas, tendo em vista as vulnerabilidades existentes;
E - Proposta de avaliação e acompanhamento do projeto e as estratégias previstas para garantir o seu monitoramento e execução com eficácia.

IV – DA AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO E ENTREVISTA DOS CANDIDATOS
No ato da inscrição, a Diretoria de Ensino agendará a entrevista dos candidatos entre os dias 01/09 a 05/09/2014.
O candidato será considerado credenciado ou não, tendo como base a avaliação do projeto e da entrevista.

V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A lista dos candidatos credenciados estará disponível para consulta na Sede da D.E. de Avaré e nas Unidades Escolares, sendo que a designação para o posto de trabalho de Professor Coordenador de Apoio à Gestão Pedagógica será efetuada após seleção e indicação do candidato pela comissão nos termos das resoluções pertinentes. Os casos omissos neste edital serão decididos pelos responsáveis pela seleção de docentes para exercer a função de Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica

Avaré, 22 de Agosto de 2014.


Lucimeire Gomes Mendonça

Dirigente Regional de Ensino

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