COORDENADORIA DE
INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Avaliação da Aprendizagem
em Processo – 7ª Edição – Segundo Semestre de 2014
A Coordenadoria de
Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de
acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades
escolares;
- diagnosticar, por meio
de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que
necessitam de atenção imediata, atendendo o disposto na Resolução 74/2013, artigo
4º , inciso VI, e ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e
docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que
resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das
escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on line, na segunda
quinzena de março de 2012;
- garantir o material das
provas dos alunos e de apoio aos docentes, elaborados pela CGEB, para todas as
unidades, entregues nas escolas; ação amplamente aprovada pela rede segundo Questionário AAP-CIMA de
setembro de 2013; comunicam que:
1 – As ações da Avaliação
da Aprendizagem em Processo – AAP- terão continuidade e ampliação com a
aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede
estadual regular, dos 2º, 3º, 4º, 5º, 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino
Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP,
de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos
investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos,
atitudes e conceitos, realizados tanto pela escola quanto na sala de aula, cujo
objetivo maior é a elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato
para sanar as dificuldades dos alunos.
3- As avaliações da AAP a
serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 10
questões objetivas;
b) Matemática – 10
questões objetivas e questões abertas;
c) Produção Textual:
Ensino Fundamental
– conto (6°ano ), relato de experiência vivido (7°ano), notícia (8°ano ) e
artigo de opinião (9°ano );
Ensino Médio –
artigo de opinião (todas as séries).
4 – As Produções Textuais,
descritas no item 3 c, constituirão um texto, a partir de uma sequência de
atividades a ser avaliada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula
para o desenvolvimento da ação, pois o objetivo é ter um diagnóstico.
5- Considerado o objetivo
da avaliação da aprendizagem em processo, a aplicação e a correção das provas,
nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, devem ser realizadas, a
exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com os
respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas e,
preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua Portuguesa,
Matemática e Produção Textual. Embora seus resultados possam ser quantificados,
ressaltamos que enquanto
instrumento diagnóstico e pelas características dos materiais de apoio que a
acompanham, as análises qualitativas devem ser preponderantes neste processo para
garantir maior efetividade do mesmo.
5.1- Nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental devem ser seguidas as orientações específicas do Programa
Ler e Escrever e dos respectivos materiais de apoio.
5.2 – As Escolas de Ensino
Integral devem, também, seguir as orientações específicas do Programa.
6- As unidades escolares
programarão as atividades correspondentes à AAP, especialmente as relacionadas
à aplicação, correção e consolidação de dados das provas objetivas, no período
de 18 a 28 de agosto, de forma a proceder à analise de resultados na reunião de
replanejamento reprogramada para o dia 29/08/2014.
6.1- As escolas que
desejarem poderão antecipar a aplicação das provas tão logo ocorra a entrega
das mesmas, prevista para a primeira quinzena de agosto.
6.2 – O cronograma de
entrega dos materiais, citado no item 11 do presente comunicado, será
encaminhado pela CIMA/ DAVED à DE, assim que recebidas as informações
detalhadas por parte da FDE.
7 - O material de
aplicação da AAP (provas) será entregue impresso nas Unidades Escolares,
organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem
em Processo
7.1- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
7.2- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
7.3- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental;
7.4- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental;
7.5- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.6- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.7- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.8- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.9- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.10- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.11- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
7.12- Provas de Matemática
para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
7.13- Provas de Matemática
para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
7.14- Provas de Matemática
para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental;
7.15- Provas de Matemática
para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental;
7.16- Provas de Matemática
para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.17- Provas de Matemática
para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.18- Provas de Matemática
para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.19- Provas de Matemática
para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.20- Provas de Matemática
para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.21- Provas de Matemática para turmas
da 2ª série do Ensino Médio;
7.22- Provas de Matemática para turmas
da 3ª série do Ensino Médio;
7.23- Provas de Produção Textual para
turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.24- Provas de Produção Textual para
turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.25- Provas de Produção Textual para
turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.26- Provas de Produção Textual para
turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.27- Provas de Produção Textual para
turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.28- Provas de Produção Textual para
turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.29- Provas de Produção Textual para
turmas da 3ª série do Ensino Médio.
8 - As provas mencionadas no item 7 do
presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema
de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 31/03/2014, acréscimo de
5% e arredondamento quantitativo para maior, para atendimento das escolas.
8.1 – Serão entregues, nas Diretorias
de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 7, correspondente
a 10% de seu respectivo número de alunos, a título de reserva técnica e para
suporte das atividades de apoio, acompanhamento pedagógico das avaliações e
eventuais atendimentos específicos regionais.
8.2 - As provas em braile e em
caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado –
CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.
9 – Para complementação das provas da
AAP, foi produzido, para cada um dos subitens, descritos no item 7 do presente comunicado,
o respectivo material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à
Avaliação da Aprendizagem em Processo – Sétima Edição 2014 – destinado aos
professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência
utilizadas na elaboração dos itens das provas;
b) orientações necessárias à aplicação
das propostas de produção textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
c) orientações para a correção e
interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho pedagógico
articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de apoio ao
Currículo.
10 – O material constante dos itens 7
e 9 do presente comunicado também foi impresso na quantidade de um por turma/ano/série/disciplina,
a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da
Secretaria, com data base de 31/03/2014, para atendimento às equipes docentes e técnicas das escolas.
10.1 – Serão entregues em cada
Diretoria de Ensino 50(cinqüenta) unidades de cada exemplar do material
constante do item 9 para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico
das avaliações.
11 – A entrega dos materiais
mencionados nos itens 7, 8 e 9, está programada para o período de 04 a 15 de
agosto sendo fundamental que as Diretorias e, especialmente as unidades escolares
se organizem para o recebimento do mesmo em suas unidades.
12 – Na ocorrência de problemas com a
entrega (divergências/ atrasos), enviar e-mail para ddm@fde.sp.gov.br, com cópia
para a respectiva Diretoria e para avaliacao-cima@edunet.sp.gov.br.
13 – Conforme o informado no
Comunicado Conjunto CGEB/CIMA , enviado no Boletim Semanal CGEB de número 63,
de 14/05/2014, as escolas e docentes utilizarão o SARA, na Secretaria Digital,
para registro dos resultados das avaliações da AAP do 6º ano do Ensino
Fundamental, dando continuidade aos procedimentos de apoio à
prioridade de acompanhamento a este ano final do ciclo intermediário, na
implantação dos novos ciclos de aprendizagem, utilizando aquela mesma
plataforma para inclusão dos dados da 7ª edição.
13.1- O SARA também possibilitará o
registro de resultados das demais séries dos anos finais do Ensino Fundamental
e séries do Ensino Médio, aos docentes e escolas que optarem pelo uso desta
ferramenta.
14 - As diferentes atividades a serem
desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e
acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as
ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos
Pedagógicos , Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades
escolares, de acordo com as respectivas atribuições
.
D.O.E. - Executivo I - 18-07-2014 - Página 30
Nenhum comentário:
Postar um comentário