SEJA BEM VINDO ! VOCÊ É O VISITANTE Nº:

sexta-feira, 18 de julho de 2014

COMUNICADO CONJUNTO CIMA - CGEB s/nº, de 17-7-2014

COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 7ª Edição – Segundo Semestre de 2014

A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, atendendo o disposto na Resolução 74/2013, artigo 4º , inciso VI, e ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on line, na segunda quinzena de março de 2012;
- garantir o material das provas dos alunos e de apoio aos docentes, elaborados pela CGEB, para todas as unidades, entregues nas escolas; ação amplamente aprovada pela rede segundo Questionário AAP-CIMA de setembro de 2013; comunicam que:

1 – As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP- terão continuidade e ampliação com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, dos 2º, 3º, 4º, 5º, 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

2- As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, realizados tanto pela escola quanto na sala de aula, cujo objetivo maior é a elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar as dificuldades dos alunos.

3- As avaliações da AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 10 questões objetivas;

b) Matemática – 10 questões objetivas e questões abertas;

c) Produção Textual: 
Ensino Fundamental – conto (6°ano ), relato de experiência vivido (7°ano), notícia (8°ano ) e artigo de opinião (9°ano );

Ensino Médio – artigo de opinião (todas as séries).

4 – As Produções Textuais, descritas no item 3 c, constituirão um texto, a partir de uma sequência de atividades a ser avaliada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula para o desenvolvimento da ação, pois o objetivo é ter um diagnóstico.

5- Considerado o objetivo da avaliação da aprendizagem em processo, a aplicação e a correção das provas, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual. Embora seus resultados possam ser quantificados,
ressaltamos que enquanto instrumento diagnóstico e pelas características dos materiais de apoio que a acompanham, as análises qualitativas devem ser preponderantes neste processo para garantir maior efetividade do mesmo.

5.1- Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental devem ser seguidas as orientações específicas do Programa Ler e Escrever e dos respectivos materiais de apoio.

5.2 – As Escolas de Ensino Integral devem, também, seguir as orientações específicas do Programa.

6- As unidades escolares programarão as atividades correspondentes à AAP, especialmente as relacionadas à aplicação, correção e consolidação de dados das provas objetivas, no período de 18 a 28 de agosto, de forma a proceder à analise de resultados na reunião de replanejamento reprogramada para o dia 29/08/2014.

6.1- As escolas que desejarem poderão antecipar a aplicação das provas tão logo ocorra a entrega das mesmas, prevista para a primeira quinzena de agosto.

6.2 – O cronograma de entrega dos materiais, citado no item 11 do presente comunicado, será encaminhado pela CIMA/ DAVED à DE, assim que recebidas as informações detalhadas por parte da FDE.

7 - O material de aplicação da AAP (provas) será entregue impresso nas Unidades Escolares, organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem em Processo
7.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
7.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
7.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental;
7.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental;
7.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.8- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.9- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.10- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.11- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
7.12- Provas de Matemática para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
7.13- Provas de Matemática para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
7.14- Provas de Matemática para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental;
7.15- Provas de Matemática para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental;
7.16- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.17- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.18- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.19- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.20- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.21- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.22- Provas de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
7.23- Provas de Produção Textual para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.24- Provas de Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.25- Provas de Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.26- Provas de Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.27- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.28- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.29- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio.

8 - As provas mencionadas no item 7 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 31/03/2014, acréscimo de 5% e arredondamento quantitativo para maior, para atendimento das escolas.

8.1 – Serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 7, correspondente a 10% de seu respectivo número de alunos, a título de reserva técnica e para suporte das atividades de apoio, acompanhamento pedagógico das avaliações e eventuais atendimentos específicos regionais.

8.2 - As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.

9 – Para complementação das provas da AAP, foi produzido, para cada um dos subitens, descritos no item 7 do presente comunicado, o respectivo material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Sétima Edição 2014 – destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizadas na elaboração dos itens das provas;
b) orientações necessárias à aplicação das propostas de produção textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
c) orientações para a correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de apoio ao Currículo.

10 – O material constante dos itens 7 e 9 do presente comunicado também foi impresso na quantidade de um por turma/ano/série/disciplina, a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 31/03/2014, para atendimento às equipes docentes e técnicas das escolas.

10.1 – Serão entregues em cada Diretoria de Ensino 50(cinqüenta) unidades de cada exemplar do material constante do item 9 para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico das avaliações.

11 – A entrega dos materiais mencionados nos itens 7, 8 e 9, está programada para o período de 04 a 15 de agosto sendo fundamental que as Diretorias e, especialmente as unidades escolares se organizem para o recebimento do mesmo em suas unidades.

12 – Na ocorrência de problemas com a entrega (divergências/ atrasos), enviar e-mail para ddm@fde.sp.gov.br, com cópia para a respectiva Diretoria e para avaliacao-cima@edunet.sp.gov.br.

13 – Conforme o informado no Comunicado Conjunto CGEB/CIMA , enviado no Boletim Semanal CGEB de número 63, de 14/05/2014, as escolas e docentes utilizarão o SARA, na Secretaria Digital, para registro dos resultados das avaliações da AAP do 6º ano do Ensino Fundamental, dando continuidade aos procedimentos de apoio à prioridade de acompanhamento a este ano final do ciclo intermediário, na implantação dos novos ciclos de aprendizagem, utilizando aquela mesma plataforma para inclusão dos dados da 7ª edição.

13.1- O SARA também possibilitará o registro de resultados das demais séries dos anos finais do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio, aos docentes e escolas que optarem pelo uso desta ferramenta.


14 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos , Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições
.
D.O.E. - Executivo I - 18-07-2014 - Página  30 

Nenhum comentário: