Avaliação da
Aprendizagem em Processo – Sexta Edição – Primeiro Semestre de 2014
A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de
acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades
escolares;
- diagnosticar, por
meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que
necessitam de atenção imediata, atendendo o disposto na Resolução 74/2013, artigo
4º , inciso VI, e ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as
escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e
individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da
aprendizagem;
- atender à demanda
das escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on line, na
segunda quinzena de março de 2012; - garantir o material das provas dos alunos
e de apoio aos docentes, elaborados pela CGEB, para todas as unidades
escolares; ação amplamente aprovada pela rede segundo Questionário AAP-CIMA de
setembro de 2013; comunicam que:
1 – As ações da
Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP- terão continuidade com a aplicação
de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular,
dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do
Ensino Médio.
2- As avaliações da
AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos
da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos,
realizados tanto pela escola quanto na sala de aula, cujo objetivo maior é a
elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar as
dificuldades dos alunos.
3- As avaliações da
AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa
- 10 questões objetivas;
b) Matemática – 10
questões objetivas e questões abertas;
c) Produção Textual: -para
o Ensino Fundamental – conto (6°ano ), relato de
experiência vivido
(7°ano), notícia (8°ano ) e texto de opinião (9°ano ); - para o Ensino Médio –
artigo de opinião (todas as séries).
4 – As Produções
Textuais, descritas no item 3 c, constituirão um texto, a partir de uma sequência
de atividades a ser avaliada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma
aula para o desenvolvimento da ação, pois o objetivo é ter um diagnóstico.
5- Considerado o
objetivo da avaliação da aprendizagem em processo, a aplicação e a correção das
provas devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades
didático-pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores
das classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas e em
dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual. Embora
seus resultados possam ser quantificados, ressaltamos que enquanto instrumento
diagnóstico e pelas características dos materiais de apoio que a acompanham, as
análises qualitativas devem ser preponderantes neste processo para garantir
maior efetividade do mesmo.
6- As unidades
escolares programarão, conforme suas peculiaridades, o calendário de
aplicação/correção das provas, especialmente as objetivas, a partir da data do
recebimento das mesmas, conforme cronograma da presente instrução constante do
item 11.
6.1 – Além do
cronograma citado no item 11 do presente comunicado, a CIMA/DAVED encaminhará à
DE, tão logo receba informações da FDE, cronograma detalhado das entregas dos materiais
para as Diretorias/escolas.
6.2- As Escolas de
Ensino Integral participarão da AAP em 2014, aplicando as mesmas provas, nas
mesmas datas que as demais escolas e utilizando os mesmos materiais de apoio.
Dadas as
peculiaridades do programa, receberão orientações complementares específicas
por meio da equipe responsável.
7 - O material de
aplicação da AAP (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares( ou
Diretorias de Ensino), organizado por classe, contendo:
Avaliação da
Aprendizagem em Processo
7.1- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.2- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.3- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.4- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.5- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.6- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.7- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
7.8- Provas de
Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.9- Provas de
Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.10- Provas de
Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.11- Provas de
Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.12- Provas de
Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.13- Provas de
Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.14- Provas de
Matemática para turma da 3ª série do Ensino Médio;
7.15- Provas de
Produção Textual para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
7.16- Provas de
Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
7.17- Provas de
Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
7.18- Provas de
Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
7.19- Provas de
Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
7.20- Provas de
Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
7.21- Provas de
Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
8 - As provas
mencionadas no item 7 do presente comunicado foram impressas a partir de
quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com
data base de 30/07/2013, acréscimo de 3% e arredondamento quantitativo para
maior, para atendimento das escolas.
8.1 – Serão
entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas
no item 7, correspondente a 10% de seu respectivo número de alunos, a título de
reserva técnica e para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico
das avaliações.
8.2 - As provas em
braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico
Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.
9 – Para
complementação das provas da AAP, foi produzido, para cada um dos subitens, descritos
no item 7 do presente comunicado, o respectivo material “Comentários e
Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo –
Sexta Edição 2014 – destinado aos professores,
contendo:
a) quadro de
habilidades de referência utilizadas na elaboração dos itens das provas;
b) orientações
necessárias à aplicação das propostas de produção textual e alguns itens
específicos das provas de matemática;
c) orientações para a
correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho
pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de
apoio ao Currículo.
10 – O material
constante dos itens 7 e 9 do presente comunicado também foi impresso na
quantidade de um por turma/ano/série/disciplina, a partir de quantitativo
coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de
30/07/2013, para atendimento às equipes docentes e técnicas das escolas.
10.1 – Serão
entregues em cada Diretoria de Ensino 50 (cinqüenta) unidades de cada exemplar
do material constante do item 9 para suporte das atividades de apoio e
acompanhamento pedagógico das avaliações.
11 – A entrega dos
materiais mencionados nos itens 7, 8 e 9, programada para o período de 06 a 19
de fevereiro, na 6ª edição, excepcionalmente, será do modo a seguir
especificado:
11.1 – nas DE da
Capital e da Grande São Paulo, diretamente nas unidades escolares;
11.2 – nas DE do
Interior, na sede das Diretorias de Ensino.
12 – Na ocorrência de
problemas com a entrega (divergências/atrasos), enviar e-mail para
ddm@fde.sp.gov.br, com cópia para a respectiva Diretoria e para
avaliacao-cima@edunet.sp.gov.br.
13 - As diferentes
atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser
planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores
dos Núcleos Pedagógicos , Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das
unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
Diário Oficial Poder Executivo -
Seção I - Pág. 56 - 12 de fevereiro de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário