O QUE É AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO ?
Os métodos de avaliação ocupam,
sem duvida espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao
processo de ensino e aprendizagem. Avaliar, neste contexto, não se resume à
mecânica do conceito formal e estatístico; não é simplesmente atribuir notas,
obrigatórias à decisão de avanço ou retenção em determinadas disciplinas.
A
avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da
qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de
regulações constantes.
A
avaliação é uma operação descritiva e informativa nos meios que emprega,
formativa na intenção que lhe preside e independente face à classificação. De
âmbito mais vasto e conteúdo mais rico, a avaliação constitui uma operação
indispensável em qualquer sistema escolar.
Havendo
sempre, no processo de ensino/aprendizagem, um caminho a seguir entre um ponto
de partida e um ponto de chegada, naturalmente que é necessário verificar se o
trajeto está a decorrer em direção à meta, se alguns pararam por não saber o
caminho ou por terem enveredado por um desvio errado.
É
essa informação, sobre o progresso de grupos e de cada um dos seus membros, que
a avaliação tenta recolher e que é necessária a professores e alunos.
A
avaliação descreve que conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos
adquiriram, ou seja, que objetivos do ensino já atingiram num determinado ponto
de percurso e que dificuldades estão a revelar relativamente a outros.
Esta
informação é necessária ao professor para procurar meios e estratégias que
possam ajudar os alunos a resolver essas dificuldades e é necessária aos alunos
para se aperceberem delas (não podem os alunos identificar claramente as suas
próprias dificuldades num campo que desconhecem) e tentarem ultrapassá-las com
a ajuda do professor e com o próprio esforço. Por isso, a avaliação tem uma
intenção formativa.
A
avaliação proporciona também o apoio a um processo a decorrer, contribuindo
para a obtenção de produtos ou resultados de aprendizagem.
As
avaliações a que o professor procede enquadram-se em três grandes tipos:
avaliação diagnostica, formativa e somativa.
As
funções da avaliação são: de diagnóstico, de verificação e de apreciação:
· FUNÇÃO DIAGNÓSTICA - A primeira abordagem, de acordo com
Miras e Solé (1996, p. 381), contemplada pela avaliação diagnóstica (ou
inicial), é a que proporciona informações acerca das capacidades do aluno antes
de iniciar um processo de ensino/aprendizagem, ou ainda, segundo Bloom,Hastings
e Madaus (1975), busca a determinação da presença ou ausência de habilidades e
pré-requisitos, bem como a identificação das causas de repetidas dificuldades
na aprendizagem. A avaliação diagnóstica
pretende averiguar a posição do aluno face a novas aprendizagens que lhe vão
ser propostas e a aprendizagens anteriores que servem de base àquelas, no
sentido de obviar as dificuldades futuras e, em certos casos, de resolver
situações presentes.
·
FUNÇÃO FORMATIVA - A segunda função á a avaliação
formativa que, conforme Haydt (1995, p. 17), permite constatar se os alunos
estão, de fato, atingindo os objetivos pretendidos, verificando a
compatibilidade entre tais objetivos e os resultados efetivamente alcançados
durante o desenvolvimento das atividades propostas. Representa o principal meio
através do qual o estudante passa a conhecer seus erros e acertos, assim, maior
estímulo para um estudo sistemático dos conteúdos. Outro aspecto destacado pela
autora é o da orientação fornecida por este tipo de avaliação, tanto ao estudo
do aluno como ao trabalho do professor, principalmente através de mecanismos de
feedback. Estes mecanismos permitem que o professor detecte e identifique
deficiências na forma de ensinar, possibilitando reformulações no seu trabalho
didático, visando aperfeiçoa-lo. Para Bloom, Hastings e Madaus (1975), a
avaliação formativa visa informar o professor e o aluno sobre o rendimento da
aprendizagem no decorrer das atividades escolares e a localização das
deficiências na organização do ensino para possibilitar correção e recuperação.
A avaliação formativa pretende determinar a posição do aluno ao longo de uma
unidade de ensino, no sentido de identificar dificuldades e de lhes dar
solução.
·
FUNÇÃO SOMATIVA – Tem como objetivo, segundo Miras e
Solé (1996, p. 378) determinar o grau de domínio do aluno em uma área de
aprendizagem, o que permite outorgar uma qualificação que, por sua vez, pode
ser utilizada como um sinal de credibilidade da aprendizagem realizada. Pode
ser chamada também de função creditativa.
Também tem o propósito de classificar os alunos ao final de um período de
aprendizagem, de acordo com os níveis de aproveitamento. A avaliação somativa
pretende ajuizar do progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de
aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do
tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de
ensino. Corresponde a um balanço final, a uma visão de conjunto relativamente a
um todo sobre o qual, até aí, só haviam sido feitos juízos parcelares.
Para Nérici (1977), a avaliação
é uma etapa de um procedimento maior que incluiria uma verificação prévia. A
avaliação, para este autor, é o processo de ajuizamento, apreciação, julgamento
ou valorização do que o educando revelou ter aprendido durante um período de
estudo ou de desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.
Segundo
Bloom, Hastings e Madaus (1975), a avaliação pode ser considerada como um
método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino e
a aprendizagem, incluindo uma grande variedade de evidências que vão além do
exame usual de ‘papel e lápis’.
É
ainda um auxílio para classificar os objetivos significativos e as metas
educacionais, um processo para determinar em que medida os alunos estão se
desenvolvendo dos modos desejados, um sistema de controle da qualidade, pelo
qual pode ser determinada etapa por etapa do processo ensino/aprendizagem, a
efetividade ou não do processo e, em caso negativo, que mudança devem ser
feitas para garantir sua efetividade.
É
dentro deste contexto de Avaliação que a Secretaria de Estado da Educação
estará promovendo nos dias 07, 08 e 09 de Agosto, entre os alunos
dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, mais
um instrumento de avaliações: a 2ª Avaliação
da Aprendizagem em Processo.
Esta avaliação visa proporcionar
intervenções mais rápidas e pontuais, a tempo de melhorar o aprendizado do
estudante no mesmo semestre letivo. Essa ação deverá interferir diretamente no
aprimoramento da progressão continuada, antecipando-se à reformulação dos
ciclos do Ensino Fundamental de 9 anos, que está em discussão no magistério.
Independentemente do modelo de divisão de ciclos a ser implantado a partir de
2013, as avaliações de aprendizagem semestrais já terão sido assimiladas,
resultando na melhoria do aprendizado dos alunos. A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas
brasileiras, tem se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica
de organização do trabalho escolar e, portanto, legitimador do fracasso,
ocupando mesmo o papel central nas relações que estabelecem entre si os
profissionais da educação, alunos e pais.
CALENDÁRIO ESCOLAR - 2013
O QUE É O SIMULADO
DA EE ABÍLIO RAPOSO FERRAZ JUNIOR ?
O
segredo para o sucesso é manter o foco e treinar bastante e com o vestibular,
ENEM, SARESP, concursos, não é diferente. Para treinar, nada melhor que usar os
simulados. Assim nasceu a ideia de realizarmos o terceiro Simulado desta escola.
Acreditamos que o simulado não só
prepara o aluno para uma situação real de avaliação, além de dar a oportunidade de melhorar o autocontrole.
Para
muitos, ter uma posição qualquer no ranking da escola não é muito estimulante,
mas os estudantes precisam enxergar o simulado com outros olhos. Não é ele quem
vai dizer se sua aprovação no em um exame é garantida ou não. Pelo contrário,
sua função é apontar para o aluno seus pontos fortes e, principalmente, os
fracos.
Ao
conferir o gabarito, dá pra ter uma noção do que é preciso estudar mais, do que
é preciso prestar mais atenção ou se o grande problema da prova está na falta
de concentração. É com estes resultados em mãos que o nosso aluno poderá
preparar melhor os seus estudos: saber em que área focar, como controlar seu
tempo e seu nervosismo.
Este
ano preparamos o simulado em quatro grandes aspectos para ser aplicado em
quatro dias (01, 02, 03 e 04 de Outubro) : 01 – Produção de Texto (Redação), 02
– Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (Português, Inglês, Arte e Educação Física), 03 - Ciências
Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), 4 -
Matemáticas e suas Tecnologias e Ciências
da Natureza e suas tecnologias (Ciências Físicas e Biológicas, Física, Química e Biologia)
CALENDÁRIO DO SIMULADO
PROVA BRASIL - SAEB
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
O QUE É
O PROGRAMA EDUCAÇÃO - COMPROMISSO DE SÃO PAULO ?
Os objetivos principais do programa
Educação - Compromisso de São Paulo são fazer a rede estadual de ensino
alcançar níveis de excelência e valorizar a carreira de professor. Iniciativa
prevê ensino médio de tempo integral, atuação concentrada em escolas mais
vulneráveis e outras ações.
A iniciativa do Governo do Estado
de São Paulo estabelece diretrizes
estratégicas para vários projetos já implantados e prevê novas frentes de
atuação para posicionar a rede estadual de educação paulista entre os melhores
sistemas de educação do mundo.
Além de ações como a implantação do
novo modelo de escola de Ensino Médio, e do esforço concentrado nas escolas
mais vulneráveis, o programa Educação — Compromisso de São Paulo tem também
como foco a mobilização de famílias, associações, sindicatos, empresas e da
sociedade em geral não só no acompanhamento dessa iniciativa, mas também na
conscientização de que a melhoria do ensino não é responsabilidade exclusiva do
Poder Público, pois ela depende de todos .
Ao convocar a comunidade escolar no
próximo dia 19 de Outubro de 2013 para a mobilização em prol da educação
pública, todos os pais de alunos, professores, diretores e demais profissionais
da rede de ensino deverão discutir sobre formas de participação no programa
Educação — Compromisso de São Paulo e também apresentarem suas propostas e
sugestões para a ampliação dessa mobilização. Afinal, o engajamento da
sociedade é essencial para atingirmos o nível de excelência desejado na rede de
ensino estadual. É de extrema importância que os pais de nossos alunos
acompanhem a rotina escolar e o desempenho de seus filhos, que participem das
atividades realizadas na escola, que é um espaço aberto à comunidade. A
parceria entre a escola e a família é primordial para a qualidade que todos
desejam.
Quais atividades que poderíamos
desenvolver em nossa escola nesta data ?
Sugerimos ações que envolvam os pais, alunos, professores e funcionários
tais como: exibição de filmes na sala de vídeo, parceria com o Rotary (para
ações sociais), apresentações de danças, competições esportivas, jogos (damas,
xadrez, ludo, tênis de mesa, amarelinha, corda, bambolê,...), entrega de boletins, entrega dos méritos
escolares, etc.
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