quinta-feira, 4 de julho de 2013

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM PROCESSO

COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO,
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Comunicado Conjunto CIMA/CGEB de 01-06-2013
Avaliação da Aprendizagem em Processo – Quinta Edição – Segundo Semestre de 2013 – Avaliação Diagnóstica SAEB
A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on line, na segunda quinzena de março de 2012;
- oportunizar a possibilidade de vivenciar instrumento de avaliação fundamentado exclusivamente na matriz de referência nacional SAEB;
- garantir aos docentes o acesso aos materiais de apoio elaborados pela CGEB, comunicam que:
1 – em continuidade às ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, serão aplicadas avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

2- As avaliações da AAP, de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos, atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos.

3- As avaliações da AAP a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa - 15 questões;
b) Matemática – 10 questões;
c) Produção Textual:
-para o Ensino Fundamental – conto (6°ano), notícia (7°ano), narrativa de aventura (8°ano) e artigo de opinião (9°ano);
- para o Ensino Médio – artigo de opinião (todas as séries).

4 – As Produções Textuais, descritas no item 3 c, constituirão o produto final de uma sequência de atividades a ser mediada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma aula para o desenvolvimento da ação.

5 – Nesta edição, também serão aplicados outros instrumentos de avaliação, denominados Avaliação Diagnóstica SAEB – ADS, de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos da rede estadual regular, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

6 – As avaliações da ADS, de caráter exclusivamente diagnóstico e baseadas em descritores do SAEB selecionados, referenciam esta avaliação com a Prova Brasil, e objetivam dar à escola oportunidade de aproximação com o instrumento de avaliação nacional, devendo seu resultado se constituir como apoio para ações da equipe escolar.

7 – As avaliações da ADS a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa – 14 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio;
b) Matemática – 20 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

8- Considerados os objetivos de ambas as avaliações, a aplicação e a correção das provas devem ser realizadas, a exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas com os respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas e, preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual.

9- As unidades escolares programarão, conforme suas peculiaridades, o calendário de aplicação/correção, a partir do cronograma a seguir proposto:
a) 5 a 9 de agosto – Aplicação das provas objetivas da AAP e das provas da ADS;
b) 12 a 16 de agosto – Correção das avaliações aplicadas de 5 a 9 de agosto;
c) 26 a 30 de agosto – Aplicação da produção textual da AAP.

10 - O material de aplicação da AAP e da ADS (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares, organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem em Processo
10.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.8- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.9- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.10- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.11- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.12- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.13- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.14- Provas de Matemática para turma da 3ª série do Ensino Médio;
10.15- Provas de Produção Textual para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
10.16- Provas de Produção Textual para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
10.17- Provas de Produção Textual para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
10.18- Provas de Produção Textual para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
10.19- Provas de Produção Textual para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
10.20- Provas de Produção Textual para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
10.21- Provas de Produção Textual para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
Avaliação Diagnóstica SAEB
10.22 – Prova de Língua Portuguesa para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;
10.23 – Prova de Língua Portuguesa para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
10.24 – Prova de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
10.25 – Prova de Matemática para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental;
10.26 – Prova de Matemática para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental;
10.17 – Prova de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio.

11 - As provas mencionadas no item 10 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de
30-04-2013, acréscimo de 3% e arredondamento quantitativo, para entrega nas escolas.
11.1 – Serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 10, correspondente a 10% de seu respectivo número de alunos, a título de reserva técnica e para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico das avaliações.
11.2 - As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.
11.3 – As provas das 69 escolas de Ensino Integral (EF e EM), dadas algumas especificidades do processo de avaliação a elas destinadas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, que organizarão a distribuição às escolas do programa.

12 - Complementando as provas da AAP, foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do presente comunicado, o respectivo material “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Quinta Edição 2013 – destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizadas na elaboração dos itens das provas;
b) orientações necessárias à aplicação das propostas de produção textual e alguns itens específicos das provas de matemática;
c) orientações para a correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de apoio ao Currículo.

13 – Complementando as provas da ADS, foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do presente comunicado, o respectivo material “Apresentação e Orientações”, referente à Avaliação Diagnóstica SAEB, destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades de referência utilizado na elaboração dos itens das provas;
b) questões da prova e respectivos gabaritos.

14 – O material constante dos itens 12 e 13 do presente comunicado será entregue às escolas na quantidade de um por turma/ano/série/disciplina e foi impresso a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com data base de 30-04-2013.

15 – A entrega dos materiais mencionados nos itens 10, 12 e 13 ocorrerá no período de 01 a 26 de julho, devendo as unidades escolares se organizar para seu recebimento.
15.1 – Na ocorrência de problemas com a entrega (divergências/atrasos), enviar e-mail para ddm@fde.sp.gov.br, com cópia para a respectiva Diretoria e para avaliação-cima@edunet.sp.gov.br.
15.2 – Na ocorrência de problemas similares, especificamente relacionados às provas para o atendimento aos alunos com deficiência visual, contatar na CGEB - Coordenadoria de Gestão da
Educação Básica: Roberto Liberato (11-3218-8897 ou 3218-2113).


16 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

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