COORDENADORIA
DE INFORMAÇÃO,
MONITORAMENTO
E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Comunicado Conjunto CIMA/CGEB de 01-06-2013
Avaliação da
Aprendizagem em Processo – Quinta Edição – Segundo Semestre de 2013 – Avaliação
Diagnóstica SAEB
A Coordenadoria de
Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional em conjunto com a
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, considerando a importância de:
- apoiar as ações de
acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades
escolares;
- diagnosticar, por meio
de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que
necessitam de atenção imediata, ampliando o universo de alunos atendidos;
- subsidiar as escolas e
docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que
resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem;
- atender à demanda das
escolas, coletada por meio do Questionário da AAP aplicado on line, na segunda
quinzena de março de 2012;
- oportunizar a
possibilidade de vivenciar instrumento de avaliação fundamentado exclusivamente
na matriz de referência nacional SAEB;
- garantir aos docentes
o acesso aos materiais de apoio elaborados pela CGEB, comunicam que:
1 – em continuidade às
ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, serão aplicadas
avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual
regular, dos 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª
séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP,
de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos
investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos,
atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e
execução de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos.
3- As avaliações da AAP
a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa -
15 questões;
b) Matemática – 10
questões;
c) Produção Textual:
-para o Ensino
Fundamental – conto (6°ano), notícia (7°ano), narrativa de aventura (8°ano) e
artigo de opinião (9°ano);
- para o Ensino Médio –
artigo de opinião (todas as séries).
4 – As Produções
Textuais, descritas no item 3 c, constituirão o produto final de uma sequência
de atividades a ser mediada pelo professor, que poderá utilizar mais de uma
aula para o desenvolvimento da ação.
5 – Nesta edição, também
serão aplicados outros instrumentos de avaliação, denominados Avaliação
Diagnóstica SAEB – ADS, de Língua Portuguesa e de Matemática para os alunos da
rede estadual regular, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do
Ensino Médio.
6 – As avaliações da
ADS, de caráter exclusivamente diagnóstico e baseadas em descritores do SAEB
selecionados, referenciam esta avaliação com a Prova Brasil, e objetivam dar à
escola oportunidade de aproximação com o instrumento de avaliação nacional, devendo
seu resultado se constituir como apoio para ações da equipe escolar.
7 – As avaliações da ADS
a serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua Portuguesa –
14 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do
Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio;
b) Matemática – 20
questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 10 questões para o 9º ano do
Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.
8- Considerados os
objetivos de ambas as avaliações, a aplicação e a correção das provas devem ser
realizadas, a exemplo das demais atividades didático-pedagógicas desenvolvidas
com os respectivos alunos, pelos professores das classes/disciplinas envolvidas
e, preferencialmente, em aulas duplas e em dias diferentes para Língua
Portuguesa, Matemática e Produção Textual.
9- As unidades escolares
programarão, conforme suas peculiaridades, o calendário de aplicação/correção,
a partir do cronograma a seguir proposto:
a) 5 a 9 de agosto –
Aplicação das provas objetivas da AAP e das provas da ADS;
b) 12 a 16 de agosto –
Correção das avaliações aplicadas de 5 a 9 de agosto;
c) 26 a 30 de agosto –
Aplicação da produção textual da AAP.
10 - O material de
aplicação da AAP e da ADS (provas) será entregue impresso para as Unidades
Escolares, organizado por classe, contendo:
Avaliação da Aprendizagem em Processo
10.1- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 6° ano do
Ensino Fundamental;
10.2- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 7° ano do
Ensino Fundamental;
10.3- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 8° ano do
Ensino Fundamental;
10.4- Provas de Língua
Portuguesa para turmas do 9° ano do
Ensino Fundamental;
10.5- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 1ª série
do Ensino Médio;
10.6- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 2ª série
do Ensino Médio;
10.7- Provas de Língua
Portuguesa para turmas da 3ª série
do Ensino Médio;
10.8- Provas de
Matemática para turmas do 6° ano do
Ensino Fundamental;
10.9- Provas de Matemática
para turmas do 7° ano do Ensino
Fundamental;
10.10- Provas de
Matemática para turmas do 8° ano do
Ensino Fundamental;
10.11- Provas de
Matemática para turmas do 9° ano do
Ensino Fundamental;
10.12- Provas de
Matemática para turmas da 1ª série do
Ensino Médio;
10.13- Provas de
Matemática para turmas da 2ª série
do Ensino Médio;
10.14- Provas de
Matemática para turma da 3ª série do
Ensino Médio;
10.15- Provas de
Produção Textual para turmas do 6° ano
do Ensino Fundamental;
10.16- Provas de
Produção Textual para turmas do 7° ano
do Ensino Fundamental;
10.17- Provas de
Produção Textual para turmas do 8° ano
do Ensino Fundamental;
10.18- Provas de
Produção Textual para turmas do 9° ano
do Ensino Fundamental;
10.19- Provas de Produção
Textual para turmas da 1ª série do
Ensino Médio;
10.20- Provas de
Produção Textual para turmas da 2ª série
do Ensino Médio;
10.21- Provas de
Produção Textual para turmas da 3ª série
do Ensino Médio;
Avaliação Diagnóstica SAEB
10.22 – Prova de Língua
Portuguesa para turmas do 5º ano do
Ensino Fundamental;
10.23 – Prova de Língua
Portuguesa para turmas do 9º ano do
Ensino Fundamental;
10.24 – Prova de Língua
Portuguesa para turmas da 3ª série
do Ensino Médio;
10.25 – Prova de
Matemática para turmas do 5º ano do
Ensino Fundamental;
10.26 – Prova de
Matemática para turmas do 9º ano do
Ensino Fundamental;
10.17 – Prova de
Matemática para turmas da 3ª série do
Ensino Médio.
11 - As provas
mencionadas no item 10 do presente comunicado foram impressas a partir de
quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com
data base de
30-04-2013, acréscimo de
3% e arredondamento quantitativo, para entrega nas escolas.
11.1 – Serão entregues,
nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 10,
correspondente a 10% de seu respectivo número de alunos, a título de reserva
técnica e para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico das
avaliações.
11.2 - As provas em
braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico
Especializado – CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.
11.3 – As provas das 69
escolas de Ensino Integral (EF e EM), dadas algumas especificidades do processo
de avaliação a elas destinadas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, que
organizarão a distribuição às escolas do programa.
12 - Complementando as
provas da AAP, foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do
presente comunicado, o respectivo material “Comentários e Recomendações
Pedagógicas”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo – Quinta Edição
2013 – destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades
de referência utilizadas na elaboração dos itens das provas;
b) orientações
necessárias à aplicação das propostas de produção textual e alguns itens
específicos das provas de matemática;
c) orientações para a
correção e interpretação de resultados;
d) sugestões de trabalho
pedagógico articuladas com a interpretação dos resultados e com os materiais de
apoio ao Currículo.
13 – Complementando as
provas da ADS, foi produzido, para cada um dos subitens descritos no item 10 do
presente comunicado, o respectivo material “Apresentação e Orientações”,
referente à Avaliação Diagnóstica SAEB, destinado aos professores, contendo:
a) quadro de habilidades
de referência utilizado na elaboração dos itens das provas;
b) questões da prova e
respectivos gabaritos.
14 – O material
constante dos itens 12 e 13 do presente comunicado será entregue às escolas na
quantidade de um por turma/ano/série/disciplina e foi impresso a partir de
quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, com
data base de 30-04-2013.
15 – A entrega dos
materiais mencionados nos itens 10, 12 e 13 ocorrerá no período de 01 a 26 de
julho, devendo as unidades escolares se organizar para seu recebimento.
15.1 – Na ocorrência de
problemas com a entrega (divergências/atrasos), enviar e-mail para ddm@fde.sp.gov.br, com cópia para a
respectiva Diretoria e para avaliação-cima@edunet.sp.gov.br.
15.2 – Na ocorrência de
problemas similares, especificamente relacionados às provas para o atendimento
aos alunos com deficiência visual, contatar na CGEB - Coordenadoria de Gestão
da
Educação Básica: Roberto
Liberato (11-3218-8897 ou 3218-2113).
16 - As diferentes
atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser
planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores
dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das
unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
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