domingo, 3 de fevereiro de 2013

LEITURA: COMO SABER SE VOCÊ SERIA UM BOM PROFESSOR ?

Qualquer pessoa pode ser um bom professor se, antes mesmo de escolher esta carreira:

(1) já gostasse de lidar com diferentes tipos de pessoas,

(2) tivesse a alegria de ensinar,

(3) sentisse prazer em aprender o que não soubesse e em ensinar o que soubesse para quem quisesse aprender,

(4) adorasse novidades,

(5)  buscasse sempre conhecer mais sobre algum tema que lhe interessasse,

(6) não se incomodasse em ler nas mais variadas fontes,

(7) participasse com facilidade de atividades com grupos ou individuais,

(8) tivesse paciência para ouvir várias vezes a mesma história de diferentes pessoas

(9) não se irritasse em ser questionada,

(10) fosse adaptável a diversas situações de convivência humana,

(11) estabelecesse bom contato com pessoas de diferentes origens, credos, culturas, níveis sócio-econômicos, idades etc.

Mesmo que não tivesse as condições acima relacionadas, nada impede que elas possam ser aprendidas, treinadas e desenvolvidas. O ser humano tem capacidades incríveis que somente se mostram quando estimuladas. Nada existe que após 10.000 horas de prática, não torne o praticante em um expert no tema.

Para o ser humano tudo pode parecer difícil, complicado e impossível de ser feito se nada souber, mas tudo torna-se fácil, realizável e prazeroso quando se aprende. O saber é uma questão de busca pessoal, pois o conhecimento é uma construção individual. Podemos ser bombardeados por informações das mais variadas fontes, porém somente registramos o que conhecemos. O aprendizado é transformar as informações recebidas em conhecimentos.

Um bom professor não nasce pronto. É na prática que ele vai se formando, na paciência que vai se adquirindo, pelas tentativas de buscar melhores soluções que vai descobrindo os melhores caminhos, pois o relacionamento professor-aluno não nasce pronto, mas é construído ao longo de sua existência.
 IÇAMI TIBA é psiquiatra e educador. Escreveu "Pais e Educadores de Alta Performance", "Quem Ama, Educa!" e mais 28 livros.

Nenhum comentário: