Avaliação da Aprendizagem em Processo –
Terceira Edição – Segundo Semestre de 2012
A Coordenadoria
de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação,
Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- apoiar as ações
de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas das unidades
escolares; - diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da
aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;
- subsidiar a
escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e
individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da
aprendizagem, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
- atender demanda
das escolas, coletada por meio do Questionário do PAAP, aplicado on line na
segunda quinzena de março;
Comunicam:
1 – Serão
aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos da rede estadual regular,
do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, no segundo
semestre de 2012, conforme cronograma do presente comunicado.
2- As provas, de
caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos
investigativos da aprendizagem para posterior mobilização de procedimentos,
atitudes e conceitos, pela escola e na sala de aula, visando à elaboração e execução
de planos destinados ao apoio imediato para sanar dificuldades dos alunos
(98,5% das escolas manifestarem-se a favor da utilização dos resultados da
avaliação em processo, como subsídio ao planejamento de atividades para estudos
de recuperação).
2.1 – Grande
parte das habilidades focadas nas provas do segundo semestre remetem às
selecionadas para o primeiro semestre, permitindo às escolas avaliar e
organizar ações de recuperação.
2.2 – Além das
habilidades mencionadas no tópico 2.1, foram incluídas outras tendo como
referência a progressão da implementação do currículo nas respectivas
disciplinas e anos/séries.
3- As provas a
serem aplicadas terão a seguinte constituição:
a) Língua
Portuguesa – 6° ano do Ensino Fundamental: 15 questões de múltipla escolha e
uma produção textual (conto);
b)Língua
Portuguesa – 7° ano do Ensino Fundamental: 15 questões de múltipla escolha e
uma produção textual(notícia);
c) Língua
Portuguesa – 1ª e 2ª séries do Ensino Médio: 15 questões de múltipla escolha e
uma produção textual(artigo de opinião);
d)Matemática – 6°
ano do Ensino Fundamental: 13 questões, sendo 7 de múltipla escolha;
e)Matemática – 7°
ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio: 14 questões, sendo 8 de
múltipla escolha; e,
f) Matemática –
2ª série do Ensino Médio: 14 questões, sendo 10 de múltipla escolha.
5- O material de
aplicação (provas) será entregue impresso para as Diretorias de Ensino
organizado por escola, contendo:
a) Prova de
Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
b) Prova de
Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
c) Prova de
Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
d) Prova de
Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
e) Prova de
Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
f) Prova de
Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
g) Prova de
Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio; e,
h) Prova de
Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio.
5.1 – Juntamente
com a prova de Língua Portuguesa seguirá um encarte destacável contendo a prova
de produção de texto.
5.2 – Também
serão entregues nas Diretorias de Ensino provas em braile e ampliadas,
adaptadas e impressas pelo CAPECentro de Apoio Pedagógico Especializado.
6 –
As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado, foram impressas
conforme quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria,
baseado nas matrículas na data base de 31/05/2012 e serão enviadas com uma reserva
de 5% a mais por escola e 5% a mais por Diretoria de Ensino, para suprir as
alterações numéricas eventualmente ocorridas em data posterior ao planejamento
central das avaliações.
7 – A
aplicação das provas nas escolas se dará no período compreendido entre 21 e 24
de agosto, conforme programado pelas unidades, considerando:
a) o
professor da própria disciplina, como aplicador e corretor;
b)
dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Redação; e,
c)
preferencialmente aulas duplas.
7.1 –
Considerando que a prova de produção textual para 6° e 7° anos do Ensino
Fundamental exige o desenvolvimento de atividades prévias pelo professor com as
respectivas classes, a realização da redação poderá, conforme as condições de cada
escola, ser programada para a semana seguinte à data mencionada no item 7.
8 - A
distribuição das provas impressas, mencionadas no item 5, para as Diretorias de
Ensino, ocorrerá no período de 13 a 17 de agosto, devendo as mesmas se
organizarem para a recepção e controle de recebimento e entrega destes
materiais para as escolas.
8.1 –
Para as atividades de acompanhamento do recebimento das provas na Diretoria,
distribuição às escolas e gestão da reserva técnica, solicitamos que a
Diretoria de Ensino indique um responsável, enviando para a CIMA, no endereço
eletrônico avaliacao-cima@edunet.sp.gov.br, até o dia 06 de agosto, as seguintes
informações sobre o profissional responsável: nome completo, cargo/função,
e-mail e telefones de contato.
8.2 –
Na ocorrência de problemas relacionados à logística da entrega das provas,
contatar , na FDE -Fundação para o Desenvolvimento da Educação, a equipe
técnica: Alessandro Oliveira Ometo(3158-4758), Alessandra Juliano Ramos(3158-4814)
ou Cassia Gomes da Silva(3158-4314).
8.3 –
Na ocorrência de problemas similares, especificamente relacionados às provas
para o atendimento aos alunos com deficiência visual, contatar na CGEB -
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, o assistente técnico: Roberto Monge
Liberato( 3218-8897 ou 3218-2113).
9 –
Complementarmente às provas, foram elaborados os seguintes materiais:
a)
Produção Textual – Orientação para o Professor – para cada um dos anos/séries,
com orientações para aplicação da prova de redação.
b)
Comentários e Recomendações Pedagógicas – para cada disciplina e anos/séries,
com orientações para os professores relativas à aplicação, correção,
interpretação de resultados e sugestões de trabalho pedagógico.
9.1 –
O material do item 9 será enviado às Diretorias de Ensino por meio eletrônico
em período anterior ao da aplicação das provas , até o dia 10 de agosto, para
encaminhamento às escolas que procederão à sua impressão conforme as
respectivas necessidades.
10-
As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação,
devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de
Ensino e Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores
dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das
unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
D.O.E. - Seção I – Publicado
em 01/08/2012 – Página 38
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