Avaliação da Aprendizagem em
Processo - Décima Terceira Edição - Terceiro Bimestre - Setembro de 2016
A Coordenadoria de Gestão da Educação
Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação
Educacional, considerando a importância de: - apoiar as ações de acompanhamento
do desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades
escolares; - diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da
aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, atendendo ao
disposto nas Resoluções SE 68/2013, 71/2014, 73/2014 e 27/2015; - subsidiar as
atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo,
especialmente, nesta edição, para o quarto bimestre; e de - subsidiar as
escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e
individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da
aprendizagem. Comunicam que:
1 - As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP de 2016
ocorrerão com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a
alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas
as séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de caráter
diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se
constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos
de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das
aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de
planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.
3- A AAP será referenciada pelos
conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual - MAP,
elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no
início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEE.
4- Na presente edição serão avaliadas habilidades e conteúdos específicos
propostos para o terceiro bimestre na MAP, mencionada no item 3, para as
disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de cada um dos anos e séries dos
Ensinos Fundamental e Médio, compondo aproximadamente 80% das provas. 4.1 -
O percentual restante - cerca de 20% - contemplará habilidades da Matriz de
Avaliação do SARESP, selecionadas conforme desempenho na plataforma Foco
Aprendizagem.
5- As provas da 13ª edição serão
assim constituídas: 5.1- No Ensino Fundamental - Anos Iniciais a) 1º ano -
Língua Portuguesa: 7 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas; b) 2º
ano - Língua Portuguesa: 7 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas; c)
3º ano - Língua Portuguesa: 5 questões abertas; Matemática: 8 questões abertas;
d) 4º ano -Língua Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de
texto; Matemática: 16 questões de múltipla escolha; e) 5º ano - Língua
Portuguesa: 16 questões de múltipla escolha e 1 produção de texto; Matemática:
16 questões de múltipla escolha. 5.2 - No Ensino Fundamental - Anos Finais - e
no Ensino Médio Língua Portuguesa: 12 questões de múltipla escolha; Matemática:
15 questões de múltipla escolha.
6- A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios
professores, e, no caso dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino
Médio, preferencialmente em aulas duplas e sem a obrigatoriedade de que a
aplicação seja feita pelo docente da disciplina.
7- A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período
compreendido entre os dias 28 de setembro a 11 de outubro de 2016.
8 - O material de aplicação da AAP
(provas) será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, organizado em
caixas com o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo”, devidamente
identificadas com o nome da escola, disciplina, total de provas e total de
caixas, dentro das quais as avaliações estarão organizadas por ano e série, em
pacotes com 25 provas cada um. O conjunto de documentos referentes a este item
é composto por: 8.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 1° ano do
Ensino Fundamental; 8.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 2° ano do
Ensino Fundamental; 8.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 3° ano do
Ensino Fundamental; 8.4- Provas de Língua Portuguesa com Produção de Texto para
turmas do 4° ano do Ensino Fundamental; 8.5- Provas de Língua Portuguesa com
Produção de Texto para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental; 8.6- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental; 8.7- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental; 8.8- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental; 8.9- Provas de
Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental; 8.10- Provas de
Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio; 8.11- Provas de
Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio; 8.12- Provas de
Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio; 8.13- Provas de
Matemática para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental; 8.14- Provas de
Matemática para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental; 8.15- Provas de
Matemática para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental; 8.16- Provas de
Matemática para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental; 8.17- Provas de
Matemática para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental; 8.18- Provas de
Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental; 8.19- Provas de
Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental; 8.20- Provas de
Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental; 8.21- Provas de Matemática
para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental; 8.22- Provas de Matemática para
turmas da 1ª série do Ensino Médio; 8.23- Provas de Matemática para turmas da
2ª série do Ensino Médio; 8.24- Provas de Matemática para turmas da 3ª série do
Ensino Médio;
9 - As provas mencionadas no item 8
do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo
Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo, para cada unidade, a
data base de fevereiro de 2016, cuja quantidade foi ajustada a pacotes
múltiplos de 25, de forma a garantir o atendimento integral das respectivas
demandas.
10 - Além das caixas de provas
destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares de
todas as provas mencionadas no item 8, dos anos/séries atendidos na respectiva
jurisdição, na quantidade equivalente a um pacote de 25 por ano, série e
disciplina, para eventuais atendimentos específicos regionais.
11 - As provas em braile e em
caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado -
CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.
12 - O período programado para a
entrega das provas desta edição, previamente agendado pelo fornecedor com cada
Diretoria, foi de 22 de agosto a 09 de setembro de 2016. 12.1 - Na ocorrência
de problemas com a entrega, enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.
13 - Foi produzido, para cada
disciplina, ano e série, o correspondente material pedagógico, sob o título
“Avaliação da Aprendizagem em Processo - Caderno do Professor”, contendo: a)
Apresentação; b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da
prova; c) Prova do Aluno; d) Gabarito; e) Instruções para aplicação e
orientações para correção (Anos Iniciais do EF); f) Grade de correção e recomendações
pedagógicas.
14 - Os materiais “Prova do Aluno”
do 3º Bimestre, constantes do item 8 e os correspondentes “AAP - Caderno do
Professor”, mencionados no item 13, serão publicados na intranet , espaço do
servidor, nas bibliotecas CGEB e CIMA com o título: AAP 13ª Edição - 3º
bimestre de 2016. 15 - Os resultados das
provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que se
encontrará aberto para esta finalidade no período 28 de setembro a 14 de
outubro de 2016.
16 - A incorporação dos resultados
inseridos no SARA, conforme o item 15, está programada para ocorrer na
plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos,
facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades
avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de Ensino.
17 - As diferentes atividades a
serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas,
executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores
Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e
Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
D.O.E. – Executivo I – 23-08-2016 – Página 31
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