O Diretor da E.E. “Abílio Raposo Ferraz Júnior”, com
fundamento na Resolução SE 75 de 30-12-2014, alterada pela Resolução SE 12 de
29-01-2016 e Resolução SE 15 de 05-02-2016, torna público o processo para
seleção de docente para a função gratificada de Professor Coordenador nesta
unidade escolar. A gratificação da função foi implementada pela Lei
Complementar nº 1.018 de 15-10-2007 e seus valores dispostos pela Lei
Complementar nº 1.204 de 01-07-2013.
I – DA VAGA: 01 (uma) vaga para Professor
Coordenador para atendimento de vinte e uma classes de Ensino Fundamental
(anos finais) e Ensino Médio (Regular).
II - DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO PARA PREENCHIMENTO DA
FUNÇÃO:
a) ser docente titular
de cargo ou ocupante de função-atividade,
podendo se encontrar na condição de adido ou em readaptação, sendo que, no caso
de docente readaptado, a designação somente poderá ocorrer após manifestação
favorável da Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde da Secretaria de
Gestão Pública - CAAS;
b) contar com, no
mínimo, 3 (três) anos de experiência no magistério público estadual;
c) ser portador de diploma de licenciatura plena.
III - DAS ATRIBUIÇÕES
De acordo com o disposto no Artigo 5º da Resolução SE 75 de
30-12-2014, são atribuições do Professor Coordenador:
a) atuar como gestor pedagógico, com competência para planejar,
acompanhar e avaliar os processos de ensinar e aprender, bem como o desempenho
de professores e alunos;
b) orientar o trabalho dos demais docentes, nas reuniões
pedagógicas e no horário de trabalho coletivo, de modo a apoiar e subsidiar as
atividades em sala de aula, observadas as sequências didáticas de cada ano,
curso e ciclo;
c) ter como prioridade o planejamento e a organização dos
materiais didáticos, impressos ou em DVDs, e dos recursos tecnológicos,
disponibilizados na escola;
d) coordenar as atividades necessárias à organização, ao
planejamento, ao acompanhamento, à avaliação e à análise dos resultados dos
estudos de reforço e de recuperação;
e) decidir, juntamente com a equipe gestora e com os docentes
das classes e/ou das disciplinas, a conveniência e oportunidade de se
promoverem intervenções imediatas na aprendizagem, a fim de sanar as
dificuldades dos alunos, mediante a aplicação de mecanismos de apoio escolar,
como
a inserção de professor auxiliar, em tempo real das respectivas aulas, e a formação de classes de recuperação contínua e/ou intensiva;
a inserção de professor auxiliar, em tempo real das respectivas aulas, e a formação de classes de recuperação contínua e/ou intensiva;
f) relacionar-se com
os demais profissionais da escola de forma cordial, colaborativa e solícita,
apresentando dinamismo e espírito de liderança;
g) trabalhar em equipe
como parceiro;
h) orientar os professores quanto às concepções que subsidiam
práticas de gestão democrática e participativa, bem como as disposições
curriculares, pertinentes às áreas e disciplinas que compõem o currículo dos
diferentes níveis e modalidades de ensino;
i) coordenar a elaboração, o desenvolvimento, o
acompanhamento e a avaliação da proposta pedagógica, juntamente com os
professores e demais gestores da unidade escolar, em consonância com os
princípios de uma gestão democrática participativa e das disposições curriculares,
bem como dos objetivos e metas a serem atingidos;
j) tornar as ações de coordenação pedagógica um espaço
dialógico e colaborativo de práticas gestoras e docentes, que assegurem:
1) a participação
proativa de todos os professores, nas horas de trabalho pedagógico coletivo,
promovendo situações de orientação sobre práticas docentes de acompanhamento e
avaliação das propostas de trabalho programadas;
2) a vivência de situações de ensino, de aprendizagem e de
avaliação ajustadas aos conteúdos e às necessidades, bem como às práticas
metodológicas utilizadas pelos professores;
3) a efetiva utilização de materiais didáticos e de recursos
tecnológicos, previamente selecionados e organizados, com plena adequação às
diferentes situações de ensino e de aprendizagem dos alunos e a suas
necessidades individuais;
4) as abordagens multidisciplinares, por meio de metodologia
de projeto e/ou de temáticas transversais significativas para os alunos;
5) a divulgação e o intercâmbio de práticas docentes
bem-sucedidas, em especial as que façam uso de recursos tecnológicos e
pedagógicos disponibilizados na escola;
6) a análise de índices e indicadores externos de avaliação
de sistema e desempenho da escola, para tomada de decisões em relação à
proposta pedagógica e a projetos desenvolvidos no âmbito escolar;
7) a análise de indicadores internos de frequência e de
aprendizagem dos alunos, tanto da avaliação em processo externo, quanto das
avaliações realizadas pelos respectivos docentes, de forma a promover ajustes
contínuos das ações de apoio necessárias à aprendizagem;
8) a obtenção de bons resultados e o progressivo êxito do
processo de ensino e aprendizagem na unidade escolar.
IV - DO PERFIL PROFISSIONAL
Para o desempenho da função, o professor coordenador
deverá apresentar perfil profissional que atenda as seguintes exigências:
a) ser capaz de desenvolver ações de formação continuada de
professores e de acompanhamento do processo pedagógico na escola.
b) possuir e ser capaz de desenvolver, cotidianamente,
competência relacional e atuar para a consecução dos princípios da gestão
democrática.
c) atuar na perspectiva da educação inclusiva e na construção
de um espaço coletivo de discussão da função social da escola.
d) possuir habilidade gerencial e técnico-pedagógica e ser
capaz de desenvolver ações de implantação e desenvolvimento do Currículo
Oficial junto às equipes escolares, especialmente junto aos professores.
e) demonstrar interesse para o aprendizado e o ensino.
f) compreender os processos administrativos e financeiros como
meios para a consecução dos objetivos pedagógicos.
g) possuir habilidades inerentes para o bom atendimento ao
público escolar, tanto do ponto de vista técnico quanto relacional.
h) possuir disponibilidade para atender a convocação dos
órgãos da Pasta, inclusive em municípios diversos da sede de exercício.
i) possuir boa habilidade
no uso didático-pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação
e de ferramentas e aplicativos da web.
V – DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
No ato de inscrição o candidato deverá apresentar os
seguintes documentos:
a) Curriculum Vitae atualizado.
b) Documento com contagem de tempo de serviço no magistério
público estadual, que comprove 1.095 (um mil e noventa e cinco dias) de efetivo
exercício.
c) Cópia do Holerite do mês corrente da abertura deste
edital.
d) O candidato não classificado na unidade escolar ou em
unidade da circunscrição da Diretoria de Ensino, pelo disposto no artigo 7°
parágrafo 2°, deverá apresentar a anuência expressa do superior, previamente ao
ato de designação.
VI - DA ENTREVISTA
a) A entrevista versará sobre as competências
relacionadas às atribuições da função e sobre o perfil profissional do
candidato.
b) Para realização de entrevistas, o Diretor de Escola poderá designar uma comissão
constituída pelos integrantes do grupo gestor e Supervisor de Ensino da unidade
escolar.
VII - DA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS E DO PERFIL PROFISSIONAL
Após realização das entrevistas dos candidatos, o Diretor de
Escola, indicará o docente que venha a ser selecionado para ocupar o posto de
trabalho levando em conta o resultado da entrevista, análise do currículo e o
perfil profissional.
VIII – DOS PERÍODOS, PRAZOS E ETAPAS
a) Entrega de documentos conforme item V: 30 e 31/03/2016 das 7:00 h às 17:00 h,
na sala da direção da E.E. “Abílio Raposo Ferraz Júnior”.
b) Realização da entrevista
conforme item VI: 01/04/2016 – aa
partir das 13:00 h, na sala da direção da E.E. “Abílio Raposo Ferraz
Júnior”.
c) Indicação e
designação do docente: 04/04/2016.
IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
a)
As
etapas deste processo de seleção não poderão ser feitas por procuração.
b) Fica reservada ao Diretor da Escola a decisão pela não indicação de
qualquer candidato inscrito.
c) Não cabe recurso ou solicitação de revisão da análise dos documentos,
perfil ou da não indicação pelo Diretor da Escola.
d) A entrega dos documentos indicados no item V, implica no conhecimento e
aceitação de todos os critérios deste processo de seleção.
e)
O docente, classificado na unidade
escolar, terá prioridade na indicação para designação.
f)
Situações
omissas serão decididas pelo Diretor da Escola, ouvido o Supervisor de Ensino
da unidade escolar à luz da Resolução SE 75 de 30-12-2014, alterada pela
Resolução SE 12 de 29-01-2016 e Resolução. SE 15 de 05-02-2016, e demais
diplomas legais aplicáveis.
g)
Este
edital atende as condições estabelecidas pela Resolução SE 75 de
30-12-2014, alterada pela Resolução SE 12 de 29-01-2016 e Resolução. SE 15 de
05-02-2016.
Itaí, 29 de Março de 2016
Clóvis Roberto de
Castro Alves
RG. 12.803102-5
Diretor de Escola
Assinado no original
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