Avaliação da Aprendizagem em
Processo - Nona Edição - Agosto de 2015
A Coordenadoria de Gestão da
Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e
Avaliação Educacional, considerando a importância de:
- subsidiar as atividades de
planejamento escolar na continuidade do ano letivo;
- apoiar as ações de
acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas
unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de
instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam
de atenção imediata, atendendo o disposto nas Resoluções SE 68/2013, 71/2014 e
73/2014;
- subsidiar as escolas e docentes,
com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem
em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, comunicam
que:
1 - As ações da Avaliação da
Aprendizagem em Processo – AAP - terão continuidade em 2015 e ocorrerão, nesta
edição, com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a
alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas
as séries do Ensino Médio.
2- As avaliações da AAP, de
caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também
se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em
termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão
das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de
planos elaborados pelo professor para o desenvolvimento do currículo em sala de
aula.
3- Nesta edição a AAP está
referenciada pelos conteúdos e habilidades do segundo bimestre, constantes do
currículo de cada um dos anos/séries/disciplinas e os instrumentos de sua
aplicação estão assim constituídos:
3.1 - No Ensino Fundamental -
Anos Iniciais a) 1º ano - Língua Portuguesa: 6 questões abertas; Matemática: 10
questões abertas; b) 2º ano - Língua Portuguesa:6 questões abertas e 1 de
múltipla escolha; Matemática: 10 questões abertas; c) 3º ano - Língua Portuguesa:
5 questões abertas; Matemática: 10 questões abertas; d) 4º e 5º anos - Língua
Portuguesa: 15 questões de múltipla escolha e 1 produção textual; Matemática:
15 questões de múltipla escolha;
3.2 - No Ensino Fundamental -
Anos Finais Do 6º ao 9º anos - Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla
escolha; Matemática: 24 questões de múltipla escolha.
3.3. - No Ensino Médio Da 1ª à 3ª
série - Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla escolha; Matemática: 24
questões de múltipla escolha.
4- A unidade escolar organizará a
aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos anos finais do
Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferentemente em aulas duplas sem a obrigatoriedade
de que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.
5- A aplicação deve ocorrer na
primeira semana do mês de agosto e a correção deve ser concluída para análise
dos resultados e propostas de ações pedagógicas na reunião de planejamento do
dia 22 de agosto de 2015, conforme data programada no Calendário Escolar.
5.1- As escolas do Programa de
Ensino Integral adotarão o mesmo calendário da rede respeitando as orientações
específicas do seu acompanhamento.
5.2 - Para organizar a aplicação das
provas, atentar ao cronograma mencionado no item 13 do presente comunicado
6 - O material de aplicação da
AAP (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares, organizado por
ano/série/ disciplina, em caixas identificadas com o título “Avaliação da
Aprendizagem em Processo”, contendo:
6.1- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental;
6.2- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
6.3- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
6.4- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental (juntamente com a prova de Produção
Textual);
6.5- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental (juntamente com a prova de Produção
Textual); 6.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino
Fundamental;
6.7- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
6.8- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
6.9- Provas de Língua Portuguesa
para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
6.10- Provas de Língua Portuguesa
para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
6.11- Provas de Língua Portuguesa
para turmas da 2ª série do Ensino Médio; 6.12- Provas de Língua Portuguesa para
turmas da 3ª série do Ensino Médio;
6.13- Provas de Matemática para
turmas do 1° ano do Ensino Fundamental;
6.14- Provas de Matemática para
turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
6.15- Provas de Matemática para
turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
6.16- Provas de Matemática para
turmas do 4° ano do Ensino Fundamental;
6.17- Provas de Matemática para
turmas do 5° ano do Ensino Fundamental;
6.18- Provas de Matemática para
turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
6.19- Provas de Matemática para
turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
6.20- Provas de Matemática para
turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
6.21- Provas de Matemática para
turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
6.22- Provas de Matemática para
turmas da 1ª série do Ensino Médio;
6.23- Provas de Matemática para
turmas da 2ª série do Ensino Médio;
6.24- Provas de Matemática para
turmas da 3ª série do Ensino Médio;
7 - As provas mencionadas no item
6 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo
Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo a data base de
30/04/2015, com acréscimo de 5% e arredondamento quantitativo a maior.
8 - Serão entregues, nas
Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 6, na
quantidade equivalente a 10% do número total de alunos, a título de reserva técnica,
para suprir eventuais faltas de material, para suporte das atividades de apoio
e acompanhamento pedagógico das avaliações, além de atendimentos específicos
regionais.
9 - As provas em braile e em
caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado -
CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.
10 - Para os anos iniciais do
Ensino Fundamental, foi produzido o “Caderno de Prova do Professor”, referente
à Avaliação da Aprendizagem em Processo - Nona Edição 2015 - destinado aos
docentes, contendo: a) Matriz de Referência utilizada na elaboração dos itens
das provas; b) Gabarito; c) Orientações de aplicação, correção e comentários..
10.1- Este material ficará
oportunamente disponível, para consulta e impressão, na intranet.
11- Para os
anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, foram feitas produções em
vídeo, destinados aos docentes, que ficarão disponíveis na intranet.
11.1 - As Matrizes de Referência
utilizadas na elaboração dos itens das provas dos anos finais do Ensino
Fundamental e do Ensino Médio, bem como os respectivos Gabaritos, ficarão
disponíveis, oportunamente, para consulta e impressão, na intranet.
12- Serão realizadas
videoconferências de orientação técnico-pedagógica e com recomendações, para as
equipes das Diretorias e das unidades escolares, a serem divulgadas pela CGEB.
13 - A entrega dos materiais da
9ª edição da A.A.P., mencionado nos itens 6, 8 e 9 , ocorrerá no período de 22 de
julho a 04 de agosto de 2015, sendo que nas unidades localizadas na Capital e
na Grande São Paulo, o material será entregue nas escolas e nas demais regiões,
nas Diretorias de Ensino.
14 - Na ocorrência de problemas
com a entrega enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.
15 - As diferentes atividades a
serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas,
executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas
Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores
Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e
Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
D.O.E. – Executivo I – 25-07-2015 – Página 28
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