sábado, 25 de julho de 2015

COMUNICADO CONJUNTO COORDENADORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - CGEB-CIMA, de 23-7-2015

Avaliação da Aprendizagem em Processo - Nona Edição - Agosto de 2015

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:

- subsidiar as atividades de planejamento escolar na continuidade do ano letivo;
- apoiar as ações de acompanhamento do desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares;
- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata, atendendo o disposto nas Resoluções SE 68/2013, 71/2014 e 73/2014;
- subsidiar as escolas e docentes, com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem, comunicam que:

1 - As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP - terão continuidade em 2015 e ocorrerão, nesta edição, com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

2- As avaliações da AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constituem em instrumentos investigativos da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos elaborados pelo professor para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.

3- Nesta edição a AAP está referenciada pelos conteúdos e habilidades do segundo bimestre, constantes do currículo de cada um dos anos/séries/disciplinas e os instrumentos de sua aplicação estão assim constituídos:
3.1 - No Ensino Fundamental - Anos Iniciais a) 1º ano - Língua Portuguesa: 6 questões abertas; Matemática: 10 questões abertas; b) 2º ano - Língua Portuguesa:6 questões abertas e 1 de múltipla escolha; Matemática: 10 questões abertas; c) 3º ano - Língua Portuguesa: 5 questões abertas; Matemática: 10 questões abertas; d) 4º e 5º anos - Língua Portuguesa: 15 questões de múltipla escolha e 1 produção textual; Matemática: 15 questões de múltipla escolha;
3.2 - No Ensino Fundamental - Anos Finais Do 6º ao 9º anos - Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla escolha; Matemática: 24 questões de múltipla escolha.
3.3. - No Ensino Médio Da 1ª à 3ª série - Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla escolha; Matemática: 24 questões de múltipla escolha.

4- A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferentemente em aulas duplas sem a obrigatoriedade de que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.

5- A aplicação deve ocorrer na primeira semana do mês de agosto e a correção deve ser concluída para análise dos resultados e propostas de ações pedagógicas na reunião de planejamento do dia 22 de agosto de 2015, conforme data programada no Calendário Escolar.
5.1- As escolas do Programa de Ensino Integral adotarão o mesmo calendário da rede respeitando as orientações específicas do seu acompanhamento.
5.2 - Para organizar a aplicação das provas, atentar ao cronograma mencionado no item 13 do presente comunicado

6 - O material de aplicação da AAP (provas) será entregue impresso para as Unidades Escolares, organizado por ano/série/ disciplina, em caixas identificadas com o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo”, contendo:
6.1- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental;
6.2- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
6.3- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
6.4- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental (juntamente com a prova de Produção Textual);
6.5- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental (juntamente com a prova de Produção Textual); 6.6- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
6.7- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
6.8- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
6.9- Provas de Língua Portuguesa para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
6.10- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
6.11- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 2ª série do Ensino Médio; 6.12- Provas de Língua Portuguesa para turmas da 3ª série do Ensino Médio;
6.13- Provas de Matemática para turmas do 1° ano do Ensino Fundamental;
6.14- Provas de Matemática para turmas do 2° ano do Ensino Fundamental;
6.15- Provas de Matemática para turmas do 3° ano do Ensino Fundamental;
6.16- Provas de Matemática para turmas do 4° ano do Ensino Fundamental;
6.17- Provas de Matemática para turmas do 5° ano do Ensino Fundamental;
6.18- Provas de Matemática para turmas do 6° ano do Ensino Fundamental;
6.19- Provas de Matemática para turmas do 7° ano do Ensino Fundamental;
6.20- Provas de Matemática para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental;
6.21- Provas de Matemática para turmas do 9° ano do Ensino Fundamental;
6.22- Provas de Matemática para turmas da 1ª série do Ensino Médio;
6.23- Provas de Matemática para turmas da 2ª série do Ensino Médio;
6.24- Provas de Matemática para turmas da 3ª série do Ensino Médio;

7 - As provas mencionadas no item 6 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo coletado pelo Sistema de Cadastro de Alunos da Secretaria, obedecendo a data base de 30/04/2015, com acréscimo de 5% e arredondamento quantitativo a maior.

8 - Serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares de todas as provas mencionadas no item 6, na quantidade equivalente a 10% do número total de alunos, a título de reserva técnica, para suprir eventuais faltas de material, para suporte das atividades de apoio e acompanhamento pedagógico das avaliações, além de atendimentos específicos regionais.

9 - As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino.

10 - Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, foi produzido o “Caderno de Prova do Professor”, referente à Avaliação da Aprendizagem em Processo - Nona Edição 2015 - destinado aos docentes, contendo: a) Matriz de Referência utilizada na elaboração dos itens das provas; b) Gabarito; c) Orientações de aplicação, correção e comentários..
10.1- Este material ficará oportunamente disponível, para consulta e impressão, na intranet. 

11- Para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, foram feitas produções em vídeo, destinados aos docentes, que ficarão disponíveis na intranet.
11.1 - As Matrizes de Referência utilizadas na elaboração dos itens das provas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, bem como os respectivos Gabaritos, ficarão disponíveis, oportunamente, para consulta e impressão, na intranet.

12- Serão realizadas videoconferências de orientação técnico-pedagógica e com recomendações, para as equipes das Diretorias e das unidades escolares, a serem divulgadas pela CGEB.

13 - A entrega dos materiais da 9ª edição da A.A.P., mencionado nos itens 6, 8 e 9 , ocorrerá no período de 22 de julho a 04 de agosto de 2015, sendo que nas unidades localizadas na Capital e na Grande São Paulo, o material será entregue nas escolas e nas demais regiões, nas Diretorias de Ensino.

14 - Na ocorrência de problemas com a entrega enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.

15 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto dessas avaliações, devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.
D.O.E. – Executivo I – 25-07-2015 – Página 28

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