A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
- CGEB, Considerando:
A história recente da formação de gestores, proposta pela antiga
CENP, especificamente do Grupo de Referência - GR, que teve início em 2011, por
meio do Comunicado CENP, de 11-7-2011 que anunciava os seguintes objetivos para
a formação continuada de gestores:
1. Desenvolver um trabalho sistemático com todos os envolvidos
no processo de formação, com a finalidade de discutir a gestão em seus aspectos
teóricos, fundamentos legais e práticas de gestão. A reflexão a ser desenvolvida
terá como centralidade as atividades realizadas pelos gestores nas Diretorias
de Ensino e Escolas, enfocando a organização do trabalho e o seu envolvimento
com a atividade cotidiana dos professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
2. Ressignificar as práticas de gestão a partir de um processo
contínuo da ação-reflexão-ação, articulando teorias e práticas. O ponto de
partida será as questões cotidianas, os problemas e as dificuldades que afetam
a atuação do gestor, nos diversos espaços de atuação;
3. Implementar novas práticas de gestão escolar no âmbito da
atuação relacionada à organização, orientação e planejamento de atividades
didático-pedagógicas nas salas de aula, atividades de recuperação, de
enriquecimento curricular e a o processo de formação continuada da equipe
escolar, em especial nos momentos de trabalho coletivo na escola, sobretudo na Hora
de Trabalho Pedagógico Coletivo, HTPC;
4. Atender as demandas das escolas prioritárias.
Comunica aos Dirigentes Regionais de Ensino, Supervisores de
Ensino, Diretores de Núcleo Pedagógico, Diretores de Escola, Professores
Coordenadores de Apoio à Gestão Pedagógica e Professores Coordenadores do
Ensino Fundamental e Médio, que:
1. A continuidade das ações de formação continuada de gestores
pelo Grupo de Referência GR, para o ano letivo 2014,a partir das necessidades
específicas das diretorias de ensino, estará em consonância com os grandes
temas: avaliação, recuperação e reforço; alfabetização; educação inclusiva;
educação integral; pacto dos anos iniciais, pacto do ensino médio, MGME; aprimoramento
do currículo e reorganização dos ciclos propostos pela CGEB, apoiados no
Programa Educação Compromisso de São Paulo;
2. As ações do GR integrarão as atividades de formação continuada
de gestores da diretoria de ensino, com especial atenção ao Programa Escolas
Prioritárias;
3. Os integrantes do GR participarão na organização e na articulação
dos processos de formação de gestores das Diretorias de Ensino;
4. O Grupo de Referência, com no mínimo 06(seis) integrantes,
será composto por: Supervisores de Ensino, Diretores de Núcleo Pedagógico,
Diretores de Escola, Professores Coordenadores de Apoio à Gestão Pedagógica e
Professores Coordenadores do Ensino Fundamental e Médio, sua constituição
ficará sob
a responsabilidade das Diretorias de Ensino;
5. No caso de alterações e/ou inclusões de integrantes no GR
a diretoria de ensino seguirá os critérios estabelecidos anteriormente no
comunicado CENP de 11/07/2011, preferencialmente, a saber:
a) Curso de pós-graduação, doutorado/doutorando e mestrado em
gestão escolar ou educação;
b) Curso de especialização em gestão escolar ou educação;
c) Experiência profissional em gestão;
d) Compromisso profissional.
6. Deverá ser garantida a paridade entre o número de integrantes
da Diretoria de Ensino e das Unidades Escolares;
7. A carga horária de estudos e de formações do Grupo de Referência
ficará a critério das necessidades específicas de cada diretoria de ensino,
garantindo no mínimo 8 horas mensais;
8. As orientações/diretrizes para o trabalho do GR, nas Diretorias
de Ensino, serão explicitadas em documento orientador, elaborado pela equipe do
Centro de Planejamento e Gestão do Quadro do Magistério – CEPQM.
D.O.E. – Executivo I – 04-04-2014 – Página 66
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