sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CREDENCIAMENTO - SISTEMA PRISIONAL

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE AVARÉ
SISTEMA PRISIONAL
EDITAL DE CREDENCIAMENTO

 Com o objetivo de assegurar a oferta de escolarização de Ensino Fundamental e Médio para Jovens e Adultos reclusos em estabelecimentos penais, serão abertas as inscrições a candidatos a vagas de docentes não efetivos para atuarem nas classes em funcionamento dentro dos estabelecimentos penais do Estado de São Paulo.

 I – INFORMAÇÕES GERAIS

 O Projeto Pedagógico se desenvolverá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, caracterizando-se basicamente pela oferta de curso fundamental, anos iniciais e finais e ensino médio; pela instalação de classes multisseriadas, por uma organização curricular que se desenvolverá por meio de eixos temáticos, que visarão promover uma efetiva interação entre os conteúdos formais previstos e as experiências de vida que singularizam esses jovens e adultos.

 

II- – DO PERFIL DOCENTE

Espera-se do docente interessado em ministrar aulas nas Unidades Prisionais o seguinte perfil:

1) que exerça liderança e autoridade tendo como referência uma postura democrática;
2) que seja assíduo e pontual;
3) que tenha conhecimento da especificidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido em unidade prisional, com pessoas privadas de liberdade.
4) que utilize metodologias de trabalho que, respeitando as normas estabelecidas pela unidade prisional, promovam a reflexão, a solidariedade, a troca de experiências e a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos;
5) que seja capaz de promover, cotidianamente, a autoestima do educando.
6) que tenha disponibilidade para o desenvolvimento do trabalho em equipe;
7) que seja capaz de estabelecer relações interpessoais fundamentadas no respeito à diferença com os educandos, com o corpo docente e com os funcionários do Sistema Prisional.
8) que tenha conhecimento dos documentos e procedimentos em relação a sua vida funcional, conforme disposto pela escola vinculadora, consoante à legislação vigente;
9) que tenha disponibilidade para participar de programas de capacitação oferecidos pela SEE e órgãos conveniados, socializando e aplicando os novos conhecimentos adquiridos;
10) que seja frequente às aulas do horário de trabalho pedagógico coletivo (ATPC), promovidos pela escola vinculadora e pela Diretoria de Ensino;
11) que participe dos Conselhos de Classe e Série;
12) que seja capaz de manter atualizados os documentos escolares de sua competência;
13) que zele por suas atribuições de docente e de funcionário público nos termos da legislação vigente.

 

III – CRONOGRAMA

 As inscrições estarão abertas de 02/12/2013 a 06/12/2013, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30 na Diretoria de Ensino – Região de Avaré – Av. Prefeito Misael Euphrásio Leal, 857 – Vila Ayres – Avaré-SP, no Plantão de Supervisão.



III – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1 – O candidato já inscrito no processo regular de atribuição de aulas 2014, com opção para ministrar aulas na Diretoria de Ensino da Região de Avaré; que já participou do processo seletivo deverá trazer comprovante de inscrição no processo de seletivo simplificado para docentes 2014.


2- O candidato que ministrou aulas no sistema prisional no ano letivo de 2013 terá sua inscrição realizada pela Unidade Escolar vinculadora.

 

IV– DA CLASSIFICAÇÃO

A Classificação dos docentes será realizada na seguinte conformidade:

   Faixa I
1) Docentes que já ministraram aulas no sistema prisional
 2) Docentes inscritos e classificados no processo regular de seleção;
 3) Docentes inscritos e não classificados;
 

  Faixa II

1) Docentes inscritos e classificados no processo regular de seleção;
 2) Docentes inscritos e não classificados;
 
As demais especificações para classificação no processo de seleção neste Projeto Especial da Pasta deverão seguir os dispositivos da Resolução SE que dispõe sobre o processo anual de atribuição de classes e aulas ao pessoal docente do Quadro do Magistério.

IV – DA ATRIBUIÇÃO

As aulas serão atribuídas por áreas do conhecimento.

O candidato que já ministra aulas nos estabelecimentos penais e não for reconduzido, ficará impedido de participar da atribuição do projeto para o próximo ano, não podendo credenciar-se como “novo”.

 Maiores informações sobre o processo de atribuição serão divulgadas oportunamente


Avaré, 21 de novembro de 2013

  
Lucimeire Gomes Mendonça Molina
Dirigente Regional de Ensino


Nenhum comentário: