Dispõe sobre a realização das
provas de avaliação relativas ao Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Estado de São Paulo – SARESP/2013
O Secretário da Educação, à vista
do que lhe representaram as Coordenadorias de Gestão de Educação Básica – CGEB
e de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA, e considerando
que:
- o Sistema de Avaliação de
Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP, como instrumento de
avaliação externa das unidades escolares de diferentes redes de ensino
paulistas, oferece indicadores de extrema relevância para subsidiar a tomada de
decisões dos educadores que nelas atuam;
- esse instrumento de avaliação
externa viabiliza, para cada rede de ensino, a possibilidade de comparação
entre os resultados do SARESP e aqueles obtidos por meio de avaliações nacionais,
como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e a Prova
Brasil;
- os resultados do SARESP, por
comporem o IDESP – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São
Paulo, constituem, para cada unidade escolar, um importante indicador de melhoria
qualitativa do ensino oferecido,
Resolve:
Artigo 1º – A avaliação do SARESP, a se realizar nos dias 26 e 27-11-2013, abrangerá,
obrigatoriamente, todas as escolas da rede estadual e todos os alunos do ensino
regular, matriculados nos 2ºs, 3ºs, 5ºs,
7ºs e 9ºs anos do ensino fundamental e nas 3ªs séries do ensino médio, além dos alunos das escolas estaduais não
administradas pela Secretaria da Educação e das escolas municipais e
particulares que aderirem à avaliação.
§ 1º – Para as escolas em processo de implantação progressiva do
Ensino Fundamental de nove anos, serão avaliados os alunos das 2ªs, 4ªs, 6ªs e 8ªs séries desse nível de ensino.
§ 2º - O público-alvo que participará
do SARESP 2013 será considerado com base nos dados do Sistema de Cadastro de Alunos
– SE/CIMA/DEINF, atualizados pelas próprias escolas até o dia 30-8-2013.
Artigo 2º – Quanto às redes
municipal e particular de ensino, a participação das escolas dar-se-á mediante
manifestação de interesse, por meio de Formulário de Adesão e observados o
cronograma e os procedimentos constantes do Anexo I que integra esta resolução.
§ 1º – Tratando-se de rede
municipal, conforme disposto no Decreto nº 54.253, de 17-4-2009, alterado pelo
Decreto nº 55.864, de 26-5-2010, o Governo do Estado, assumirá, por meio da
Secretaria da Educação, as despesas referentes à aplicação da avaliação,
devendo, para tanto, a Prefeitura, observadas as instruções formais do referido
decreto:
1 – assinar:
a) convênio com a Secretaria da
Educação, quando a adesão do município ao Sistema de Avaliação vier a se
efetivar a partir de 2013;
b) termo de aditamento aos
convênios com a Secretaria da Educação de São Paulo, celebrados em anos
anteriores, desde que dentro dos respectivos prazos de vigência, como exigência
decorrente da adesão do município, ao sistema de avaliação, em 2013;
2 – garantir a participação de
todas as unidades escolares do município que oferecem ensino fundamental e/ou
médio regular nos anos/séries que serão avaliados(as).
§ 2º – Na rede particular, em
atenção à Deliberação CEE nº 84/2009 e respeitados os procedimentos e os prazos
estabelecidos na presente Resolução, a entidade mantenedora da escola, na
conformidade do número de alunos que participarão do processo avaliatório,
assumirá as despesas, mediante contrato a ser firmado com a instituição prestadora
de serviço, cujo valor será calculado de acordo com o número de alunos a serem
avaliados, multiplicado pelo valor do custo-aluno correspondente ao
SARESP/2013.
§ 3º – A adesão de que trata o
caput deste artigo implica a participação no processo dos alunos de todos os
turnos das classes/anos/séries envolvidos, desde que cada escola possua, no
mínimo, 18 (dezoito) alunos por ano/série a serem avaliados.
Artigo 3º - Quanto às escolas
estaduais não administradas pela SE, a participação dar-se-á por meio de
manifestação de interesse, exarada em ofício dirigido à Coordenadoria de
Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA/SE, assumindo as
despesas, mediante contrato a ser firmado com a instituição prestadora de
serviço, cujo valor será calculado de acordo com o número de alunos a serem
avaliados, multiplicado pelo valor custo-aluno correspondente ao SARESP/2013.
Artigo 4º – No caso da rede estadual de ensino, observado o
disposto no artigo 1º desta resolução, a avaliação envolverá, inclusive, alunos
das classes de recuperação intensiva.
§ 1º – Os alunos dos anos/séries
envolvidos realizarão as provas na
escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) que vêm frequentando no
ano em curso.
§ 2º – Nos dias de realização das
provas, as escolas deverão garantir o funcionamento regular das classes de
alunos dos anos/séries e modalidades de ensino que não serão avaliados no
SARESP/2013.
Artigo 5º – Observados os
anos/séries e níveis de ensino de que trata o artigo 1º desta resolução, a
avaliação visa a aferir o domínio das competências e habilidades básicas
previstas para o término de cada ano/série e consistirá da aplicação de provas
de:
I – Linguagens (Língua Portuguesa) e Matemática, a todos os alunos dos 2ºs,
3ºs, 5ºs, 7ºs e 9ºs anos do ensino fundamental
e das 3ªs séries do ensino médio;
II – Ciências Humanas (História e Geografia), a todos os alunos
dos 7ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental
e das 3ªs séries do ensino médio;
III – Redação, numa amostra de turmas de alunos dos 5ºs, 7ºs e 9ºs anos do ensino fundamental e das
3ªs séries do ensino médio de cada rede de ensino.
Artigo 6º – As provas serão
elaboradas tendo por base as orientações expressas no documento “Matrizes de
Referência para a Avaliação”, no qual estão descritas as habilidades, os
conteúdos e as competências a serem avaliadas em cada disciplina e em cada
ano/série, e terão a seguinte constituição:
I – para os 2ºs e 3ºs anos do
ensino fundamental, as questões de Linguagens (Língua Portuguesa) e de
Matemática serão predominantemente abertas;
II – para os 5ºs, 7ºs e 9ºs anos
do ensino fundamental e 3ªs séries do ensino médio, as questões para cada
disciplina avaliada serão de múltipla escolha;
III – para a Redação serão avaliados os gêneros: carta de leitor, para os 5 ºs
anos do ensino fundamental; narrativa de
aventura, para os 7ºs anos do ensino fundamental e artigo de opinião, para os 9 ºs anos do ensino fundamental e para as 3
ªs séries do ensino médio.
§ 1º – Serão aplicados diferentes
tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/séries e respectivas
disciplinas.
§ 2º – Haverá elaboração de
provas em escrita braille e de provas com texto em versão ampliada, por
disciplina e por ano/série, conforme a necessidade, para atender alunos que apresentem
deficiência visual, de acordo com dados constantes do Sistema de Cadastro de
Alunos – SE/CIMA/DEINF.
Artigo 7º – Para realização das
provas, deverão ser observados:
I – o cronograma constante do Anexo II que integra a presente
resolução;
II – o horário regular de início
das aulas adotado por cada escola, conforme consta do Anexo III, que integra a presente resolução;
III – o tempo de 3 (três) horas para realização da prova pelos alunos, com permanência obrigatória na sala de, no mínimo,
2 (duas) horas para o primeiro dia e 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos para o
segundo dia da avaliação, observado o acréscimo de 1 (uma) hora para alunos
com deficiência e para os alunos que farão a prova de Redação.
Artigo 8º - As provas serão
aplicadas na seguinte conformidade:
I – Nos 2ºs e 3ºs anos do ensino
fundamental, por professores dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, da própria escola, em
turmas diversas daquelas nas quais lecionam;
II – Nos demais anos/séries dos
ensinos fundamental e médio, por professores de outras escolas, observado o
Plano de Aplicação das Provas, elaborado pelas Diretorias de Ensino.
§ 1º – Os professores aplicadores das redes estaduais e municipais, de que
trata o inciso II deste artigo, serão
convocados pelas respectivas autoridades educacionais de competência, mediante
ato de convocação que deverá conter a indicação da unidade escolar em que cada
um irá atuar.
§ 2º – No caso das escolas das
redes municipal e particular e das escolas estaduais não administradas pela SE
que não comportem a aplicação do disposto no inciso II deste artigo, as provas
serão aplicadas por professores da própria escola, observando-se, para cada
aplicador, que a turma/ano/série seja diferente daquela(s) em que ele lecione
e, preferencialmente, que ministre aulas de disciplina diversa daquela(s)
objeto da avaliação do SARESP.
Artigo 9º – O processo da aplicação das provas nas escolas será
acompanhado, em cada turno, por:
I – representantes dos pais de alunos ou seus responsáveis, sob a coordenação do diretor da escola;
II – fiscais externos, disponibilizados pela instituição prestadora de
serviço contratada, que terão a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência
do processo avaliativo.
Artigo 10 – São requisitos para
atuação como professor aplicador:
I - ter vínculo empregatício na
rede de ensino em que atuará e estar no exercício da docência;
II - participar dos treinamentos
oferecidos pela escola/Diretoria de Ensino ou pela Secretaria Municipal de
Educação, de acordo com sua vinculação.
Parágrafo único – O professor
aplicador deverá permanecer na unidade escolar durante todo o turno de
realização das provas referente à sua turma de aplicação.
Artigo 11 – Caberá ao professor
aplicador, em sua atuação na turma que lhe for indicada:
I - cumprir todas as normas e
procedimentos constantes do Manual do Aplicador, do vídeo instrucional do
SARESP e dos treinamentos;
II - zelar pela segurança e
sigilo dos cadernos de provas e folhas de respostas, procedendo ao seu
recebimento e entrega em envelopes lacrados e não permitindo seu manuseio por qualquer
pessoa que não o próprio aluno;
III - manter na sala, a partir do
início da prova, a presença exclusiva dos alunos da turma avaliada, salvo nos
casos de comprovada exigência da presença de pessoa(s) autorizada(s) para
fornecer apoio específico a aluno(s) com necessidades educacionais especiais.
Artigo 12 – Caberá ao diretor da escola:
I – informar os alunos, a equipe
escolar e a comunidade sobre a necessidade e a importância da participação dos
discentes na avaliação do SARESP;
II – divulgar, aos alunos, à equipe
escolar e à comunidade, as condições, datas e horários de realização das
provas, cuidando do cumprimento dos procedimentos formais;
III – entregar e receber os
questionários de pais e de alunos participantes da avaliação, em período
precedente ao da aplicação das provas, seguindo rigorosamente as instruções estabelecidas
no SARESP/2013;
IV - organizar a escola para a
aplicação das provas nos dias previstos no Anexo II da presente resolução,
informando à comunidade sobre a interrupção do atendimento ao público em geral
nos dias das provas;
V – assegurar a presença, nos dias
das provas, de todos os alunos dos anos/séries que serão avaliados;
VI – indicar, em consenso com o
Conselho de Escola, para cada turno de avaliação, 5 (cinco) representantes dos
pais de alunos participantes, para o acompanhamento de que trata o inciso I do
artigo 9º desta resolução;
VII - indicar os professores de sua escola que poderão atuar como aplicadores
em outras unidades escolares, de acordo com a demanda estabelecida pela
Diretoria de Ensino;
VIII – informar os professores
aplicadores de sua escola sobre o local em que atuarão nos dias das provas,
conforme o Plano de Aplicação elaborado pela Diretoria de Ensino;
IX – orientar os professores de
sua escola, que atuarão como aplicadores, sobre os procedimentos a serem
adotados nos dias das provas, que se encontram explicitados nos Manuais de
Orientação e de Aplicação e no vídeo instrucional do SARESP;
X – organizar, com antecedência,
o processo de aplicação das provas em sua escola, na conformidade do disposto
no artigo 8º desta resolução;
XI – nos dias das provas, receber
os fiscais externos, de que trata o inciso II do artigo 9º desta resolução, bem
como os professores aplicadores, encaminhando-os às respectivas turmas de
alunos em que atuarão;
XII - juntamente com os fiscais
externos, em horário antecedente ao de aplicação das provas, em cada turno de
aplicação, reiterar, para os professores aplicadores, as orientações
específicas fornecidas nos manuais e no vídeo instrucional do SARESP;
XIII - garantir, a partir do início
das provas, em cada sala de aplicação, a presença exclusiva do respectivo
professor aplicador, salvo nas salas em que se comprove a exigência da presença
de profissional ou pessoa autorizada para fornecer apoio específico a alunos
com necessidades educacionais especiais;
XIV – retirar e entregar os
materiais de aplicação, devidamente lacrados, na Diretoria de Ensino ou nos
polos das Secretarias Municipais de Educação, conforme o caso, seguindo rigorosamente
o cronograma de atividades estabelecido para o SARESP/2013;
XV - garantir a segurança, sigilo
e inviolabilidade dos cadernos de provas e das folhas de respostas, a partir de
sua retirada e durante a guarda, distribuição e recolhimento, até a sua
devolução;
XVI - atestar no Sistema
Integrado do SARESP – SIS, a atuação dos fiscais e dos professores aplicadores,
nos dois dias das provas, e responder ao Questionário de Acompanhamento e Controle
da Aplicação.
Artigo 13 – Caberá ao Dirigente
Regional de Ensino:
I – designar 2 (dois)
Supervisores de Ensino, para acompanhamento das atividades do processo
avaliativo, indicando um deles para responder pela função de Coordenador de
Avaliação do SARESP;
II – zelar pelo cumprimento das
normas e orientações referentes ao processo avaliativo;
III – divulgar, para os diretores
das escolas, as datas e os procedimentos aplicáveis à avaliação, ressaltando a
necessidade e a importância da participação, nos dias das provas, de todos os
alunos dos anos/séries a serem avaliados;
IV – garantir o sigilo absoluto
das informações contidas nos cadernos de provas, determinando a adoção de
medidas de segurança nas etapas de acondicionamento, distribuição e recolhimento
dos materiais de aplicação;
V – informar aos diretores das
escolas sobre a presença dos fiscais especialmente contratados, responsáveis
por acompanhar a aplicação das provas nas escolas, conforme previsto no inciso II
do artigo 9º desta resolução;
VI – organizar plantão para
esclarecimento de dúvidas, na Diretoria de Ensino, nos dias de aplicação das
provas;
VII – convocar, nos termos da
legislação pertinente, os supervisores de ensino para acompanharem e atestarem
a realização do treinamento dos aplicadores nas escolas de sua responsabilidade;
VIII – dar suporte aos
representantes dos municípios, escolas particulares e da rede estadual não
administrada pela SE, para supervisionarem todo o processo avaliativo e
orientarem suas equipes escolares na aplicação dos procedimentos de avaliação
estabelecidos pela SE;
IX – convocar, conforme Plano de
Aplicação das Provas elaborado pela Diretoria de Ensino e nos termos da
legislação pertinente, os professores aplicadores das provas dos alunos das
escolas estaduais, de que trata o inciso II do artigo 8º desta resolução; e
X – decidir sobre casos não
previstos na presente resolução.
Parágrafo único – Além dos
Supervisores de Ensino, a que se refere o inciso I deste artigo, os demais
integrantes da equipe de supervisão da Diretoria de Ensino também deverão ser
integrados às atividades do processo avaliativo, no que lhes couber, de acordo
com as atribuições inerentes ao cargo.
Artigo 14 – Caberá ao Coordenador
de Avaliação do SARESP, a que se refere o inciso I do artigo anterior, e ao
representante da Secretaria Municipal de Educação, indicado como Coordenador de
Avaliação:
I – promover reuniões para
transmitir orientações aos diretores das escolas e demais profissionais
envolvidos no processo;
II – organizar e coordenar o
recebimento e a distribuição dos materiais necessários à realização da
avaliação, de acordo com os procedimentos contidos no Manual de Orientação;
III – entregar e receber os
materiais de aplicação, devidamente lacrados, na Diretoria de Ensino e no caso
das Secretarias Municipais de Educação consideradas como polo, nos locais por
elas indicados, seguindo rigorosamente o cronograma de atividades estabelecido
para o SARESP/2013;
IV – organizar o acompanhamento
da aplicação das provas, assegurando, nesses dias, em todas as escolas, a
presença de profissionais da Diretoria de Ensino e da Secretaria Municipal de
Educação;
V – orientar e subsidiar o
plantão de dúvidas.
§ 1º – O Coordenador de Avaliação
do SARESP da Diretoria de Ensino elaborará o Plano de Aplicação das Provas,
observadas as disposições da presente resolução e ouvidas as unidades escolares
de todas as redes de ensino participantes, por intermédio de seus
representantes, procedendo à sua divulgação aos diretores das escolas estaduais
da região e aos representantes das demais redes de ensino.
§ 2º – Compete aos Coordenadores
de Avaliação, de que trata este artigo, garantir o sigilo absoluto das
informações contidas nos cadernos de provas, adotando medidas de segurança nas
etapas de acondicionamento, distribuição e recolhimento dos materiais de
aplicação.
Artigo 15 – As ações pertinentes
à execução do SARESP 2013 serão exercidas no âmbito da Secretaria da Educação,
com base no Decreto nº 59.215/2013, no Decreto nº 54.253/2009 alterado pelo
Decreto nº 55.864/2010, e no Decreto nº 57.141/2011.
Parágrafo único – Para a realização
das ações previstas para o SARESP/2013, a Secretaria da Educação contará com o
apoio técnico e logístico da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE,
conforme previsto na Cláusula Terceira do Convênio constante do Anexo que integra
o Decreto nº 54.253/2009, alterado pelo Decreto nº 55.864/2010.
Artigo 16 – Caberá à
Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA e à
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB baixar instruções
complementares ao disposto na presente resolução.
Artigo 17 – Esta resolução entra
em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em
contrário, em especial a Resolução SE nº 72, de 4.7.2012.
D.O.E. – Executivo I – 11-07-2013 – Página 29
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