segunda-feira, 15 de abril de 2013

LEITURA: ENSINAR É UM ATO DE DOAÇÃO - DANIEL GODRI


      Há uma história muito legal circulando pela internet. Ela nos ensina muito sobre o que é ser professor.
                Um aluno do ensino fundamental estava na sala, durante a aula, e sentiu vontade de fazer xixi. Mas ele tina vergonha de pedir às professora para sair. O tempo foi passando, ele foi ficando apertado e acabou fazendo nas calças.
                Suas calças ficaram molhadas. Ele percebeu que, embaixo da carteira dele. Se formou uma poça. O menino se sentia envergonhado e pensava: “Meu Deus, todo mundo vai rir de mim. Eles vão tirar sarro de mim pra sempre. O que eu vou fazer?”
                No meio dessa situação, sem ninguém perceber o que acontecia, a professora vinha caminhando entre as carteiras, explicando a matéria e carregando o vasinho de água onde costumava colocar flores. Ela foi em direção a ele, fingiu que tropeçou e derrubou aquela água toda em cima do menino: “Puxa, desculpa, molhou você?”.
                Ele saiu da sala para se enxugar agradecendo a vida inteira pela atitude da professora. Ela o salvara de uma situação muito vexatória, muito vergonhosa. Não fosse por isso, seria gozado, pelo resto da vida, sempre que encontrasse os coleguinhas.
                No fim da aula, todo mundo saiu. Alguns comentavam: “Mas que professora desastrada! Burrinha, né? Não tem talento!”. Depois que a aula acabou, ele ainda ficou na sala e, chorando, disse: “A senhora me salvou a vida”. Ela respondeu”Eu sei disso. Um dia, eu também fiz xixi nas calças”. Ensinar também é doação e sacrifício.

Nenhum comentário: