A
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo convida a comunidade de 115
escolas estaduais de todo o Estado a aderir, a partir de 2013, ao modelo de
Ensino Integral implantado neste ano em 16 unidades de Ensino Médio e que será
ampliado para o Ensino Fundamental. A consulta oficial nas unidades
pré-selecionadas teve início hoje (07/05) e a adesão deve ser formalizada até
sexta-feira (11/05).
O projeto só será implementado se houver o consentimento da
comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários e equipe gestora).
Nessa etapa de expansão, a proposta foi apresentada a 70 escolas de Ensino Médio
e a 45 que oferecerão a modalidade para o Ensino Fundamental, com base em
critérios como espaço físico adequado para instalações específicas do programa
e proximidade de escolas que possam atender aos estudantes que não optarem pelo
Ensino Integral ou que estiverem em outro nível de ensino.
Para as escolas que oferecerem o Ensino Fundamental Integral
estão previstas as premissas básicas já adotadas nas unidades que
disponibilizam o Ensino Médio Integral, como infraestrutura diferenciada com
salas temáticas, disciplinas eletivas além das já obrigatórias e docentes com
regime de trabalho de dedicação plena e integral, que promove uma maior
aproximação entre professor e aluno.
“O Ensino Integral, nos moldes em que está sendo implantado, tem
como diferencial o professor com dedicação exclusiva. A presença plena desse
profissional auxilia o jovem a desenvolver seu projeto de vida, tanto nas
disciplinas regulares quanto nas eletivas a serem criadas pelo corpo docente,
garantindo ao estudante uma formação para a cidadania e o mundo do trabalho”,
explica o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.
A
ampliação visa dar continuidade à ação, de modo a promover a melhoria da
qualidade do ensino, nos termos do programa Educação – Compromisso de São Paulo,
que tem como objetivos principais colocar o sistema educacional de São Paulo
entre os melhores do mundo e fazer a carreira de professor ser uma das mais
valorizadas entre os jovens.
“Esse momento é fundamental para nossa política educacional já
que estamos em uma fase de expansão do programa. O êxito com as 16 escolas
participantes do projeto-piloto foi importante para que pudéssemos avaliar e
consolidar o trabalho pedagógico que está sendo realizado na rede”, afirma
Valéria Souza, assessora da Pasta responsável pelo programa.
RELAÇÃO DAS ESCOLAS SELECIONADAS:
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