segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dia “D” promove cultura de autoavaliação e incentiva participação no Prêmio de Gestão Escolar

Na próxima terça-feira (10), as escolas públicas paulistas estão convidadas a realizar, com envolvimento da comunidade, uma autoavaliação do cotidiano escolar

Definir prioridades e identificar aspectos que demandam mais atenção na rotina escolar estão entre os principais objetivos da ação “Dia D mobilização nas escolas”, que acontece no dia 10 de abril em todas as unidades de ensino públicas paulistas.

Cada estado do Brasil promoverá um dia de mobilização para que as unidades realizem sua autoavaliação, entre os dias 16 de fevereiro e o dia 13 de abril. A diretoria do Prêmio de Gestão Escolar 2012 optou pelo dia 10/04 para que as unidades de ensino de São Paulo tivessem tempo de se mobilizar.

Para realizar a autoavaliação, as escolas poderão utilizar os instrumentos indicados pelo Prêmio Gestão Escolar 2012, disponíveis no site do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED).

Boas Práticas

Trata-se de um incentivo à cultura de planejamento e autoavaliação nas unidades de ensino, em todas as dimensões do cotidiano escolar, abrangendo desde a gestão dos processos pedagógicos, dos resultados educacionais obtidos pelos estudantes, da participação e do atendimento à comunidade, das pessoas que compõem a equipe escolar, dos recursos financeiros, até os bens patrimoniais.

Este trabalho poderá favorecer o aprimoramento das escolas, por meio da elaboração de seus planos de melhoria condizentes com suas necessidades, e pela identificação das boas práticas de gestão escolar, que poderão ser divulgadas com a participação das escolas no Prêmio de Gestão Escolar 2012, que está com inscrições abertas até dia 1º de junho.

Nenhum comentário: