sexta-feira, 9 de março de 2012

DESEMPENHO DA REDE ESTADUAL ESTADUAL MELHORA NO SARESP EM 2011


As Médias do Ensino Fundamental subiram em língua portuguesa e em matemática. No Ensino Médio, houve aumento em matemática e estabilização em língua portuguesa

As médias do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) de 2011 para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para a 3ª série do Ensino Médio apresentaram melhora em relação aos dados de 2010. Os alunos do Ensino Fundamental, em especial do ciclo I, avançaram tanto em língua portuguesa como em matemática. No Ensino Médio, houve aumento na média de matemática e estabilização no resultado de língua portuguesa.

“Os dados do Saresp melhoraram, apontam que estamos no caminho certo, mas precisamos avançar ainda mais, é claro. Estamos investindo na formação de professores e em novas ferramentas de avaliação, por exemplo, o que beneficiará toda a rede. Para o Ensino Médio temos dois programas importantes, a Rede Ensino Médio Técnico e o Ensino Médio Integral, entre outras ações como o curso de inglês online. Até a reorganização administrativa pela qual a Pasta passou contribui para crescermos”, afirma o secretário-adjunto da Educação do Estado, professor João Cardoso Palma Filho.

Na comparação entre 2010 e 2011, a média de proficiência dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental subiu 4,4 pontos em matemática. Entre os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, a melhora é de 1,9 ponto. E na 3ª série do Ensino Médio, o crescimento foi de 0,5 ponto.


Em língua portuguesa, comparando os resultados de 2011 aos de 2010, no 5º ano do Ensino Fundamental, a média subiu 4,6 pontos. No 9º ano do mesmo nível de ensino, houve uma variação positiva de 0,4 ponto, enquanto a 3ª série do Ensino Médio permaneceu no mesmo patamar.

Vale ressaltar que o expressivo avanço nos anos iniciais do Ensino Fundamental aponta que a rede estadual deve ter um resultado crescente nos anos finais desse mesmo nível e no Ensino Médio nos próximos anos. Os gráficos a seguir demonstram a distribuição dos alunos nos diferentes níveis de proficiência em língua portuguesa e matemática.

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