quinta-feira, 8 de março de 2012

DESEMPENHO DA REDE ESTADUAL DE SP TEM MELHORA TÍMIDA

Os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2011 mostram uma leve melhora no desempenho dos estudantes em relação ao ano anterior, quando as notas haviam caído em quase todos os níveis. Apesar da recuperação tímida, a nota obtida no 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio ainda está aquém ou no mesmo patamar dos resultados obtidos em 2009.

No 9º ano do ensino fundamental, a média dos estudantes em matemática ficou 6,3 pontos abaixo do resultado obtido dois anos antes. Em relação há 2010, houve melhora de 1,9 ponto. Já em português, a distância do resultado obtido em 2009 é maior ainda: 6,7 pontos.

O quadro do 3º ano do ensino médio mostra estagnação em matemática, nos últimos três anos. Em português, a queda de 8,9 pontos na média de 2009 para 2010 não foi recuperada.

Houve avanço em relação a 2009 somente no 5º ano do ensino fundamental. Em matemática, a média da série foi 7,6 pontos superior a obtida em 2009. Em português, os estudantes tiveram uma média 4,6 pontos maior do que dois anos atrás.

Veja os gráficos das médias obtidas nas três últimas avaliações:

“Está longe do ideal. Precisamos avançar no 2º ciclo do ensino fundamental e no ensino médio da mesma forma que melhoramos nos anos iniciais”, destacou João Cardoso Palma Filho, secretário-adjunto de Educação de São Paulo, durante a apresentação dos resultados do Saresp, feita na tarde desta quarta-feira.

Níveis

Na distribuição entre os níveis de desempenho, todas as séries conseguiram diminuir a quantidade de alunos com desempenho abaixo do básico na comparação com 2010, com exceção do 3º ano do ensino médio em matemática. Nesta série, 58,4% dos estudantes deixaram as escolas sem ter aprendido o mínimo necessário.

Já na comparação com 2009, somente os anos iniciais tiveram melhora. Em português, 20,9% dos estudantes tinham desempenho abaixo do básico há três anos. Em 2011 esse percentual caiu para 17,4. O mesmo movimento é observado em matemática: 30,3% dos alunos tinham desempenho abaixo do mínimo em 2009, percentual que caiu para 26% em 2010.

Participação

Apesar do programa de distribuição de notebooks aos melhores alunos do Saresp, a participação na prova não aumentou. Em 2011, 84,5% dos alunos fizeram a prova, menos do que os 88,3% que participaram em 2010 e os 90,8% em 2009. Como a avaliação é voluntária e não tem utilidade prática para os estudantes, muitos não se interessam pela prova.

“O Saresp é uma ferramenta fundamental para que a gente possa evoluir. Se as famílias, as escolas e os estudantes entenderem o uso e a relevância dessa avaliação, as pessoas vão participar como uma questão de compromisso”, afirma Maria Lucia Guardia, coordenadora de Informação, Monitoramento e Avaliação da Secretária de Educação. A pasta vai estudar se continuará com a distribuição de computadores nos próximos anos. A Secretaria também avalia junto com as universidades públicas do Estado a possibilidade do Saresp ser utilizado como forma de bônus no vestibular.

Os resultados do Saresp em português e matemática ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) – indicador de qualidade que combina os resultados da avaliação com dados de aprovação, reprovação ou abandono. O Idesp das escolas será divulgado nos próximos dias. O índice é usado para o cálculo do bônus por desempenho dos professores, que será pago até o dia 31 de março.

Confira a distribuição de desempenho dos alunos da rede estadual:


5º ano do ensino fundamental:

Português
Abaixo do básico 2009: 20,9%
Abaixo do básico 2010: 19,8%
Abaixo do básico 2011: 17,4%


Básico 2009: 37,2%
Básico 2010: 39,3%
Básico 2011: 37,5%


Adequado 2009: 31,6%
Adequado 2010: 31,1%
Adequado 2011: 32,9%


Avançado 2009: 10,3%
Avançado 2010: 9,8%
Avançado 2011: 12,3%


Matemática
Abaixo do básico 2009: 30,3%
Abaixo do básico 2010: 29,0%
Abaixo do básico 2011: 26,0%


Básico 2009: 39,3%
Básico 2010: 37,0%
Básico 2011: 36,2%


Adequado 2009: 24,0%
Adequado 2010: 25,7%
Adequado 2011: 28,1%


Avançado 2009: 6,3%
Avançado 2010: 8,2%
Avançado 2011: 9,6%


9º ano do ensino fundamental:
Português

Abaixo do básico 2009: 22,5%
Abaixo do básico 2010: 28,4%
Abaixo do básico 2011: 28,0%

Básico 2009: 57,0%
Básico 2010: 54,9%
Básico 2011: 55,0%


Adequado 2009: 18,1%
Adequado 2010: 14,9%
Adequado 2011: 15,2%


Avançado 2009: 2,3%
Avançado 2010: 1,7%
Avançado 2011: 1,8%


Matemática
Abaixo do básico 2009: 27,6%
Abaixo do básico 2010: 34,9%
Abaixo do básico 2011: 33,8%


Básico 2009: 59,5%
Básico 2010: 56,6%
Básico 2011: 55,9%


Adequado 2009: 11,7%
Adequado 2010: 7,7%
Adequado 2011: 9,2%


Avançado 2009: 1,2%
Avançado 2010: 0,8%
Avançado 2011: 1,0%


3º ano do ensino médio
Português

Abaixo do básico 2009: 29,5%
Abaixo do básico 2010: 37,9%
Abaixo do básico 2011: 37,5%


Básico 2009: 40,6%
Básico 2010: 38,3%
Básico 2011: 38,4%


Adequado 2009: 29,2%
Adequado 2010: 23,3%
Adequado 2011: 23,4%


Avançado 2009: 0,7%
Avançado 2010: 0,6%
Avançado 2011: 0,7%


Matemática
Abaixo do básico 2009: 58,3%
Abaixo do básico 2010: 57,7%
Abaixo do básico 2011: 58,4%


Básico 2009: 36,8%
Básico 2010: 38,4%
Básico 2011: 37,1%


Adequado 2009: 4,4%
Adequado 2010: 3,6%
Adequado 2011: 4,2%


Avançado 2009: 0,5%
Avançado 2010: 0,3%
Avançado 2011: 0,3%

Por Marina Morena Costa, iG São Paulo | 07/03/2012 17:53

Nenhum comentário: