sábado, 4 de fevereiro de 2012

Curso de inglês online para alunos da rede pública

A partir de 2012, os alunos da Rede Estadual terão mais uma maneira de aprender inglês: pela internet. O curso de inglês online é uma iniciativa da Secretaria da Educação por meio da EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo) e da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) e tem com o objetivo formar mais de 50 mil estudantes da Rede Estadual ainda esse ano. O curso online é destinado a alunos do Ensino Médio, regular e da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual. e tem por objetivo estimular a capacidade de comunicação oral e escrita no idioma.

Para participar das aulas, o aluno deve se inscrever no processo de pré-seleção, que começa no dia primeiro de fevereiro e vai até o dia 10 do mesmo mês.

No dia 14 de fevereiro, será publicada no Portal a relação dos candidatos aprovados com base em critérios como histórico escolar e vagas por região. Esses estudantes deverão comparecer à escola de origem nos dias 15 e 16 para efetuar a matrícula. Caso restem vagas, haverá segunda chamada no dia 17, para matrícula nos dias 23 e 24.

No momento da matrícula, os alunos receberão um headset (equipamento audiofônico) que poderá ser usado para assistir às aulas em computadores das escolas ou particulares. Elaborado pela equipe de Língua Estrangeira Moderna da Secretaria da Educação, o curso tem 80 horas, divididas em oito módulos com 10 horas cada um, e contará com 625 tutores.

O objetivo do programa é proporcionar aos alunos oportunidades para o desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outros povos e culturas, além de ampliar, no futuro, suas possibilidades de inserção e atuação no mercado de trabalho.

Descrição dos módulos

Cada módulo será realizado em duas semanas, totalizando assim 16 semanas ininterruptas de curso. Para efeito de acompanhamento da progressão do aluno, as atividades de cada módulo iniciam-se ao primeiro minuto das quartas-feiras e devem ser concluídas até as 23:59h da terça-feira, duas semanas depois, horário que corresponde ao início do módulo subsequente. Nesse prazo, todos os alunos deverão ter completado o conjunto das atividades obrigatórias correspondentes ao módulo. Uma vez aberto o módulo, ele ficará disponível até o final do curso. Em caso de problemas técnicos, ou dificuldades de qualquer natureza, o prazo de finalização de atividades de cada módulo poderá ser estendido pela coordenação do curso, de acordo com critérios acordados mutuamente.

Cronograma do Curso de Inglês Online

Período de Pré-inscrição dos alunos: de 1º a 10 de fevereiro
Divulgação da lista de inscrições aprovadas: 14 de fevereiro
Período de matrícula nas escolas e entrega dos headsets: 15 e 16 de fevereiro
Divulgação das vagas remanescentes: 17 de fevereiro
Matrículas dos remanescentes e entrega dos headsets: 23 e 24 de fevereiro
Divulgação geral dos alunos que farão o curso: até 27 de fevereiro
Período de aulas: 5 de março a 27 de junho

Distribuição de vagas

A distribuição de vagas será realizada proporcionalmente ao número de alunos matriculados no Ensino Médio, regular e EJA, nas Diretorias Regionais de Ensino, conforme tabela abaixo. As vagas remanescentes poderão ser remanejadas, de acordo com a demanda, com justificativa e anuência da Equipe da EVESP.


Diretoria Regional de EnsinoVagas


AVARE92

Inscrições e critérios de seleção dos alunos

Para realizar a inscrição na escola, o aluno deverá estar cursando o Ensino Médio da rede estadual da Secretaria de Estado da Educação, no ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos – EJA. Considerando que o curso segue as diretrizes elencadas na Resolução nº 81, de 04 de novembro de 2009, o aluno que estiver matriculado em qualquer curso do Centro de Estudos de Línguas – CEL, somente poderá se inscrever após o término do seu curso. Não será aceita a inscrição do aluno desistente dos cursos do CEL.

Caso o número de inscrições válidas na Diretoria Regional de Ensino seja superior à quantidade de vagas oferecidas, serão obedecidos os seguintes critérios de seleção:

1º) Alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio regular ou 2º termo da EJA, melhor classificados por frequência e rendimento em Lingua Portuguesa;

2º) Alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio regular ou 1º termo da EJA, melhor classificados por frequência e rendimento em Lingua Portuguesa;

3º) Alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio regular, melhor classificados por frequência e rendimento em Lingua Portuguesa.

Nenhum comentário: